"Furry" ganha destaque nos EUA (e há vários clubes estudantis). O que é?
- 18/12/2025
Uma universidade de Nova Iorque decidiu aprovar um clube de estudantes "furry", numa altura em que esta tendência se tem vindo a espalhar pelos campus das universidades norte-americanas.
De acordo com um relatório, citado pela Fox News, uma organização estudantil de uma faculdade de Nova Iorque aprovou um clube "furry", juntando-se assim a um número crescente de grupos estudantis desse tipo em faculdades e universidades por todo o país.
O site The College Fix noticiou, na passada terça-feira, que a Associação de Estatudantes da Universidade de Nova Iorque, em Plattsburgh, aprovou o "Plattsfur" como um clube de estudantes provisório numa votação no dia 16 de novembro.
O relatório citado pela publicação norte-americana refere ainda que estes grupos "furry" têm-se tornado mais comuns nos últimos anos, o que reflete a crescente popularidade desta subcultura entre estudantes universitários.
O Plattsfur "foi apresentado como um espaço seguro para "furry" socializarem e criarem conteúdo à volta de um interesse comum" e, neste momento, conta com 17 membros, conta o jornal universitário Cardinal Points.
"O nosso objetico não é apenas promover o diálogo social, é também incorporar certos elementos de artesanato e artes, não apenas ensinar métodos, é também convidar as pessoas a explorar coisas de antropologia", explicou um estudante do terceiro ano da universidade..
"Tudo começou com um pequeno grupo de amigos que descobriu que todos nós éramos 'furry'. Percebemos que não havia um clube voltado para isso no campus e, ao entrar em contacto com outras pessoas em diferentes áreas do campus, descobrimos que existem muitos 'furry'", continuou.
Nos Estados Unidos, existem o Maverick Furry Club da Minnesota State University, Mankato, o Furry Club da California Polytechnic State University, o MataFurs da California State University, Northridge, o Plattsfur da SUNY Plattsburgh e o UTK Furries da University of Tennessee, Knoxville.
O que é o "furry"?
O clube "furry" é uma subcultura composta por várias pessoas que gostam de se expressar através de personagens de animais.
Segundo o Projeto Internacional de Pesquisa Antropomórfica, o clube "furry" inclui "fãs, artistas, escritores", que frequentemente criam uma personagem animal antropomorfizado com o qual se identificam.
A organização que aprovou o clube que dá ainda conta de que mais de 75% dos "furry" têm menos de 25 anos e quase 60% dos membros do clube dizem estar matriculados na faculdade.
Leia Também: Óscares passam a ser transmitidos em exclusivo no YouTube a partir de 2029





.jpg)






















































