Gaza? Blair "honrado" com nomeação para Conselho de Paz: "Dá esperança"

  • 17/01/2026

Num comunicado divulgado no site do instituto com o seu nome, Blair agradece ao Presidente Trump a sua liderança na criação do Conselho de Paz para a Faixa de Gaza e diz sentir-se honrado por ter sido nomeado membro da sua Junta Executiva.

 

O que foi primeiro-ministro do Reino Unido de 1997 a 2007 afirmou que foi um "verdadeiro privilégio" trabalhar com o enviado especial dos EUA Steve Witkoff e com o genro de Trump, Jared Kushner, e mostrou interesse em continuar a colaborar "em consonância com a visão do Presidente [Trump] de promover a paz e a prosperidade".

Blair chamou o plano de 20 pontos de Trump para Gaza de "conquista extraordinária", considerando que "era algo que muitos acreditavam ser impossível. A guerra terminou e os reféns (exceto um, Rani Gvili, cuja libertação continuará a ser uma prioridade) foram libertados.

O ex-primeiro-ministro britânico também comentou que a aprovação da resolução da ONU que apoia o plano de Trump foi um "triunfo diplomático", embora tenha sublinhado que a sua implementação exigirá "um enorme compromisso e trabalho duro".

A nomeação esta semana do Conselho de Paz para a Faixa de Gaza é um grande passo à frente. "Dá esperança à população de Gaza de que pode ter um futuro diferente do passado e aos israelitas de que podem ter um vizinho que não ameace a sua segurança", continuou Blair.

O histórico líder trabalhista expressou que os seus planos futuros para Gaza não procuram reconstruir o enclave palestiniano como era, mas "como poderia e deveria ser", enquanto pretende garantir aos israelitas que eventos como o ataque do Hamas em 07 de outubro de 2023 não se repetem.

O anúncio da composição do Conselho de Paz para a Faixa de Gaza aconteceu depois de a Casa Branca anunciar a fase dois do plano de paz de Trump para Gaza, que passa pela formação de um governo de tecnocratas na Faixa e o desarmamento do Hamas.

Esta segunda fase contempla a formação de um novo Executivo no enclave, que deve ser composto por palestinianos que não militem no Hamas, grupo paramilitar islamista que deve ser desarmado, de acordo com o estipulado pelos EUA.

A passagem para a segunda fase não pôs fim aos ataques israelitas em Gaza, e hoje o Ministério da Saúde na faixa informou que o número de palestinianos mortos devido à ofensiva israelita na Faixa de Gaza totaliza 71.548, e os feridos são mais de 171.000. Desde o início da trégua, em 10 de outubro, 464 palestinianos de Gaza foram assassinados.

Blair e os restantes membros do conselho executarão os planos da comissão presidida pelo próprio Trump que supervisiona a aplicação do plano para o enclave e supervisionarão o novo governo de Gaza.

A primeira fase do plano de paz, que começou em outubro, envolvia o cessar-fogo, a libertação de todos os reféns e a entrada de ajuda humanitária no enclave.

Leia Também: Irão? Forças israelitas mantêm orientações de segurança no Médio Oriente

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921197/gaza-blair-honrado-com-nomeacao-para-conselho-de-paz-da-esperanca#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes