Governador do Texas defende reajuste na política de imigração de Trump
- 27/01/2026
Abbott, figura proeminente entre os conservadores pelas suas políticas de imigração de linha dura, frisou em entrevista a uma rádio que está ciente de que a administração liderada por Donald Trump está a "trabalhar num plano de ação" para este reajuste.
Embora tenha acusado as autoridades estaduais e locais do Minnesota de "incitar à violência", as suas declarações apontam para uma partilha de responsabilidade após a morte de Pretti.
Abbott insistiu na necessidade de mudanças que incluam "garantir que os agentes responsáveis pelas deportações realizem o seu trabalho de forma mais estruturada".
O governador republicano do Texas, o segundo Estado mais populoso dos Estados Unidos, juntou-se a outros membros do seu partido para questionar o envio de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) para o Minnesota e a política de imigração da administração Trump nos últimos dias.
Os senadores republicanos pediram uma investigação para esclarecer os detalhes das ações dos agentes que resultaram na morte de Pretti, de forma a evitar o descrédito do Departamento de Segurança Interna.
Estas são as primeiras fissuras dentro do Partido Republicano em relação ao endurecimento da política de imigração implementada por Trump no Minnesota desde o início deste ano.
Alex Pretti era um cidadão norte-americano, nascido no estado do Illinois. Tal como Renee Good, também morta a tiro pelo ICE, em 07 de janeiro, não tinha antecedentes criminais e a família contou à agência de notícias Associated Press que nunca tinha tido interações com a polícia, excetuando algumas multas de trânsito.
Renee Good, cidadã norte-americana de 37 anos e mãe de três filhos, foi baleada por um agente do ICE quando conduzia o seu veículo, embora o governo de Donald Trump a acuse de "terrorismo interno".
Minneapolis tem sido palco nas últimas semanas de protestos contra a presença do ICE naquela cidade do estado do Minnesota.
Leia Também: Governo dos EUA e Minnesota debatem em tribunal operação anti-imigração





.jpg)






















































