Gronelândia? Trump provoca líderes europeus… com fotografia gerada por IA
- 20/01/2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já habituou os seus seguidores - e não só - a manipular imagens com o uso da Inteligência Artificial (IA). Na sua mais recente publicação, em tom de provocação, o republicano surge com vários líderes europeus, na Sala Oval da Casa Branca, a olhar... para um quadro onde a Gronelândia tem as cores dos EUA.
A imagem foi partilhada por Donald Trump na sua plataforma Truth Social, onde estão, por exemplo, o presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o chanceler alemão, Friedrich Merz, ou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Aliás, este encontro do norte-americano com os vários líderes europeus aconteceu há uns meses. No entanto, o tema não foi a Gronelândia, mas sim a guerra na Ucrânia.
Mas qual é a intenção de Donald Trump? A partilha acontece num momento em que o republicano viaja para Davos, na Suíça, onde se reunirá com diversos líderes europeus no Fórum Económico Mundial.
A Gronelândia tem sido um tema bastante discutido, uma vez que Donald Trump 'quer' a ilha dinamarquesa. Um assunto que tem sido criticado pelos líderes europeus, que se têm manifestado contra as exigências do norte-americano.
Nos últimos dias, inclusive, Trump anunciou até que iria cobrar uma taxa de importação de 10%, a partir de fevereiro, sobre mercadorias de oito países europeus. E porquê? Porque estão contra o controlo dos Estados Unidos sobre a Gronelândia.
Como resposta, a União Europeia estará a ponderar a utilização, pela primeira vez, da "bazuca comercial", que permite impor uma série de sanções comerciais, como a exclusão das empresas norte-americanas do mercado único europeu, a imposição de controlos de exportação e o fim das proteções à propriedade intelectual. Isto significa que poderá afastar totalmente os Estados Unidos de um mercado com 500 milhões de consumidores.
Posteriormente, Donald Trump partilhou uma outra imagem, onde surge a segurar a bandeira dos Estados Unidos acompanhado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e o vice-presidente dos EUA, JD Vance. Os três encontram-se na Gronelândia, onde é possível ver uma placa com a seguinte inscrição: "Gronelândia. Território norte-americano".
Trump e Rutte reúnem-se hoje para discutir... a Gronelândia
Donald Trump anunciou um encontro com o secretário-geral da NATO, no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, para discutir a Gronelândia, indicando que teve "uma conversa telefónica muito interessante com Mark Rutte" sobre este assunto.
"Concordei com uma reunião com as partes envolvidas", disse o norte-americano na segunda-feira à noite.
E acrescentou: "A Gronelândia é fundamental para a segurança nacional e global. Não há volta a dar. Nisso todos concordamos!"
Donald Trump completa um ano de mandato esta terça-feira
O primeiro ano de Donald Trump como 47.º presidente dos Estados Unidos foi considerado por diversos analistas como turbulento e sem precedentes, moldando a ordem internacional e a dinâmica interna norte-americana.
Aquele que é o seu segundo mandato presidencial tem vindo a ser marcado pela adoção de medidas drásticas em praticamente todas as áreas de atuação, abalando as políticas interna e externa norte-americanas e fraturando alianças de longa data.





.jpg)

























































