Guatemala solicita ajuda dos EUA para capturar 16 fugitivos do gangue Barrio 18
- 25/10/2025
"Precisamos de toda a ajuda possível. O FBI tem a capacidade e a vontade de trabalhar connosco para prender estas pessoas o mais rapidamente possível", disse o ministro da Administração Interna de Guatemala, Marco Antonio Villeda, nomeado na sexta-feira.
No dia 12 de outubro, o país anunciou a fuga de 20 membros do grupo criminoso Barrio 18, mas quatro suspeitos já foram detidos.
Villeda disse que as forças de segurança de Guatemala conseguem capturar os fugitivos, sublinhando que a detenção leva tempo.
O ministro da Administração Interna admitiu que é necessário prender os fugitivos o mais rápido possível, destacando que, quanto mais ajuda o Governo da Guatemala conseguir, melhor será.
"Sabemos que este esforço exige a cooperação de todos os atores nacionais e internacionais para enfrentar estas redes criminosas de frente", indicou Villeda.
O Presidente de Guatemala, Bernardo Arévalo, criticou a fuga dos 20 membros do gangue Barrio 18, destacando que o chefe de Estado demitiu o antigo ministro da administração interna do país, Francisco Jiménez, na quarta-feira.
O Ministério Público do país realizou buscas em vários gabinetes do Ministério da Segurança após a fuga, que os EUA descreveram como "inaceitável".
No dia 23 de setembro, o governo dos EUA designou o gangue Barrio 18 como uma organização terrorista internacional.
O gangue cometeu crimes de homicídio, tráfico sexual e de drogas, lavagem de dinheiro e rapto, segundo a Agência Brasil.
O gangue, que surgiu nas ruas de Los Angeles, nos EUA, expandiu-se para outras zonas, com uma forte presença em El Salvador e na América Central, onde se tornou num dos gangues "mais sangrentos e perigosos das Américas", de acordo com a agência de notícias EFE.
A taxa de homicídios na Guatemala aumentou, passando de 16,1 para 17,65 por 100 mil habitantes em um ano, ou seja, em média, ocorrem 17,65 assassinatos para cada 100 mil pessoas.
Leia Também: Vídeo mostra vulcão Kilauea, no Hawai, em erupção e a expelir lava





.jpg)
















































