"Há um ano o mundo estava sob fogo. Muita coisa mudou"
- 22/01/2026
Donald Trump preside esta manhã à criação do Conselho de Paz, um novo organismo internacional promovido pelo político republicano com o objetivo de pôr fim aos conflitos armados.
O presidente dos Estados Unidos voltou a fazer referência aos últimos 12 meses, para referir que muita coisa mudou deste que voltou a assumir a liderança dos EUA.
"Há um ano o mundo estava sob fogo. O mundo era mais perigoso. Muita coisa mudou", disse, referindo que parte do sucesso está relacionado com o facto de ter apostado e investido em melhorar as forças militares do pais durante o seu primeiro mandato. Algo que ficou ainda mais reforçado neste segundo.
Elogiando os membros da sua administração que "estão muito empenhados" em implementar a paz, este fez questão de salientar que já pôs fim a "nove conflitos" e que não pretende ficar por aqui.
Nessa senda fez referência ao conflito entre Israel e o Hamas, mostarndo-se confiante de "coisas boas" serão feitas com estes últimos.
"O Hamas vai ter de abdicar das suas irmãs. Caso contrário será o seu fim", afirmou.
Criação do "Conselho de Paz"
No final, foi assinado a carta que dá vida ao Conselho de Paz.
"A carta está agora em vigor e o Conselho da Paz é agora uma organização internacional oficial", anunciou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, na cerimónia, que contou com a presença de vários líderes que aceitaram o convite de Washington para participar no Conselho.
Pelo menos 35 dos cerca de 50 chefes de Estado e de Governo convidados concordaram em participar no Conselho de Paz, segundo avançou a Casa Branca na terça-feira, mas Trump convidou hoje todos os países a aderir à organização.
[Notícia em atualização]





.jpg)























































