Hamas acredita ter encontrado corpo de Hadar Goldin. Foi morto em 2014
- 09/11/2025
O grupo islamita Hamas revelou, no sábado, acreditar ter encontrado os restos mortais do refém Hadar Goldin, um soldado israelita morto durante um ataque em 2014. Desde então, o seu corpo foi mantido na Faixa de Gaza.
Hadar Goldin morreu no dia 1 de agosto de 2014, com 23 anos, duas horas depois de ter entrado em vigor um acordo de cessar-fogo que pôs termo ao conflito desse ano entre o Hamas e Israel.
Com base em provas encontradas no túnel para onde o corpo de Goldin foi levado, incluindo uma camisa ensanguentada e franjas de oração, o exército concluiu rapidamente que ele tinha morrido no ataque.
Uma fonte do Hamas adiantou à estação Al Jazeera que o corpo do soldado israelita foi encontrado num túnel na zona leste de Rafah.
BREAKING: The IDF has recovered the body of Hadar Goldin — held by Hamas for 11 years.
— Eyal Yakoby (@EYakoby) November 8, 2025
No, it didn’t start on October 7th. pic.twitter.com/I7v1jN2akJ
"Um país inteiro está à espera que o Hadar regresse. Esta é uma missão que deve e pode ser cumprida por todos nós. O chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) veio atualizar-nos sobre os enormes esforços em andamento para garantir a libertação dos reféns. Saudamos todos os envolvidos nesta missão. Aguardamos a confirmação oficial de que o Hadar regressou a Israel. Neste país, não desistimos de ninguém. Pedimos que mantenham a calma. Até que seja confirmado, não acabou", referiu, em comunicado, a família do soldado.
Hamas claims to have “found” Hadar Goldin’s remains in Rafah after holding them underground for a decade, using a fallen soldier as leverage even in death. It shows who they are: they don’t respect life, and they don’t even respect the dead. Bring them all home, now! pic.twitter.com/5XQFbLWzAK
— Tom Israel Zadok (@tomzadok) November 8, 2025
De notar que, na passada quarta-feira, uma reportagem do Galei Zahal deu conta que o túnel onde estará o corpo de Hadar Goldin está 'vigiado' por cerca de 150 membros do Hamas, tendo sido dito que Israel estaria a evitar atacar aquele local, seja por via aérea ou terrestre, uma vez que havia receio de que isso impossibilitasse o regresso do corpo do soldado israelita para casa.
No entanto, as IDF acabaram por desmentir, dizendo que não tinha nenhuma informação que indicasse que o corpo de Hadar se encontrasse naquele túnel.
"São alegações falsas e que causam transtorno à família", disse fonte das IDF, pedindo à população para confiar apenas nos comunicados de fontes oficiais e para não se espalharem boatos que podem prejudicar as famílias dos reféns.
Hadar Goldin deixou os pais e três irmãos, incluindo um gémeo. Tinha pedido a namorada em casamento antes de morrer. No início deste ano, a família assinalou os 4.000 dias desde que o corpo foi levado. O exército recuperou este ano o corpo de outro soldado morto na guerra de 2014.
Quem são os cinco reféns que continuam em Gaza?
O Hamas libertou, desde o início do cessar-fogo em Gaza, restos mortais de 23 reféns mantidos em cativeiro nos últimos dois anos, no entanto, o processo de devolução dos corpos dos cinco reféns restantes, conforme previsto, tem avançado lentamente.
Recorde-se que o cessar-fogo em Gaza, mediado pelos Estados Unidos, começou em 10 de outubro.
Leia Também: Israel confirma receção de corpo e devolve restos mortais de 15 palestinianos





.jpg)






















































