Hamas diz que facilitará entrega do governo de Gaza a comissão

  • 09/01/2026

O porta-voz do Hamas em Gaza, Hazem Qassam, insistiu que o grupo islamita, desde 2007 no poder naquele território palestiniano, não continuará a administrá-lo.

 

Num breve comunicado divulgado na plataforma digital Telegram, Qassam afirmou que "o Hamas aguarda a formação de uma comissão de independentes para administrar a Faixa de Gaza em todos os seus aspetos".

Referia-se a um dos pontos do acordo de cessar-fogo mediado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, para a segunda fase da trégua, que já está a ser negociado.

Neste acordo, está estipulado que Gaza será governada a título transitório por uma "comissão palestiniana tecnocrática e apolítica" composta por palestinianos e especialistas internacionais, sob a supervisão de um Conselho de Paz, presidido por Trump e outros membros.

"O Hamas trabalhará para facilitar o processo de transferência e o trabalho da comissão, e o movimento já decidiu que não participará na administração da Faixa de Gaza", acrescentou o porta-voz do grupo palestiniano.

O cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro de 2025 entre o Hamas e Israel está ainda na sua primeira fase, que previa a libertação dos 48 reféns, vivos e mortos, que ainda se encontravam em Gaza, aguardando-se a entrega dos restos mortais do último refém.

O braço armado do Hamas retomou na quarta-feira as buscas por este refém num bairro da Cidade de Gaza, no norte do enclave, mas não as prosseguiu hoje, porque Israel não concedeu a autorização necessária para aceder à zona, controlada pelo Exército israelita, segundo um membro da equipa de buscas citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

O Governo israelita disse que não passará à segunda fase do plano, que prevê a formação de um governo de transição sem o Hamas, se o corpo do último refém não for devolvido, mas o portal digital norte-americano Axios noticiou hoje que Trump tenciona anunciar formalmente na próxima semana a criação do Conselho de Paz de Gaza.

A primeira reunião deste órgão decorrerá no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, agendado para entre 19 e 23 de janeiro, segundo a notícia do Axios, que cita fontes do Governo Trump.

De acordo com o diário The Times of Israel, o Governo Trump comunicou na semana passada ao gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o seu empenho tanto no repatriamento do corpo do último refém israelita morto como no desarmamento do Hamas, mas afirmou não estar disposto a condicionar o início da segunda fase do seu plano de paz a nenhuma dessas condições.

Os Estados Unidos mantiveram conversações com o Egito, o Qatar e a Turquia, que atuaram como mediadores e confirmaram a Washington que o Hamas aceitará um plano de desarmamento gradual, começando pela entrega do seu armamento pesado, segundo fontes diplomáticas do Times of Israel.

O acordo de cessar-fogo visa pôr fim a dois anos de guerra em Gaza, desencadeada a 07 de outubro de 2023, horas depois do ataque de 07 de outubro de 2023 do Hamas a Israel, no qual cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 251 sequestradas.

No entanto, desde 10 de outubro de 2025, mais de 400 palestinianos foram mortos por fogo israelita na Faixa de Gaza, segundo as autoridades locais.

A retaliação de Israel fez mais de 71.000 mortos - entre os quais mais de 20.000 crianças - e mais de 171.000 feridos, na maioria civis, segundo números atualizados (com as vítimas das quebras do cessar-fogo por Israel) pelo Ministério da Saúde de Gaza, que a ONU considera fidedignos.

Leia Também: Israel diz ter eliminado membro do Hamas em ataque que fez 2 mortos em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2915944/hamas-diz-que-facilitara-entrega-do-governo-de-gaza-a-comissao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes