Hamas pede ferramentas e pessoal para recuperar de uma vez todos os corpos
- 02/11/2025
"As Brigadas (al Qassam) apelam aos mediadores e ao Comité Internacional da Cruz Vermelha para que forneçam e preparem o equipamento e as equipas necessários para recuperar todos os corpos de uma só vez", afirma o movimento islamita em comunicado.
O Hamas reiterou ainda a intenção de ultrapassar a "linha amarela" para recuperar os cadáveres, em referência ao perímetro que ocupa 53% de Gaza e que continua sob controlo militar israelita.
Quanto aos restos mortais de três pessoas entregues durante a noite a Israel -- nenhum dos quais pertencentes a reféns -, o Hamas explicou que o fez "para não dificultar o processo de entrega", mas sabia tratarem-se de restos mortais não identificados que poderiam não pertencer a nenhum dos reféns, informação que diz ter comunicado.
"Propusemos entregar três restos mortais não identificados, mas o inimigo recusou recebê-los e exigiu os corpos completos para análise. Avançámos com a entrega para prevenir qualquer reclamação israelita futura", refere o comunicado.
Segundo confirmou fonte do Ministério da Saúde de Gaza à agência de notícias espanhola EFE, Israel bloqueia também a entrada no território de qualquer material necessário para as provas de ADN, como instrumentos para autópsias e 'kits' de análise genética, o que impossibilita a identificação de corpos em Gaza.
Leia Também: Corpos entregues pelo Hamas a Israel não pertencem a reféns





.jpg)


















































