Hamas rejeita segunda fase do acordo enquanto Israel violar cessar-fogo
- 09/12/2025
A segunda fase do cessar-fogo entre Hamas e Israel "não pode começar" enquanto os israelitas "continuarem a violar o acordo e a não cumprir os seus compromissos", afirmou Hossam Badran, membro do gabinete político do movimento islamita palestiniano.
O representante do Hamas acusou Israel de não cumprir o acordo, afirmando que, de acordo com os termos do acordo mediado pelos Estados Unidos, Israel deveria ter reaberto a passagem de Rafah com o Egito ou aumentado o volume de ajuda humanitária que entra na Faixa de Gaza a partir do seu território, o que não fez.
Badran acrescentou que o movimento pediu aos países mediadores que "pressionem" Israel para respeitar a primeira fase do acordo.
A trégua continua muito frágil, com ambos os lados a acusarem-se quase diariamente de a violarem, o que é um mau presságio para a implementação do plano de paz, do qual o atual cessar-fogo é apenas o primeiro passo.
O Governo israelita afirma que a segunda fase da trégua, destinada a consolidar o cessar-fogo com vista ao fim da guerra, só poderá começar depois de o Hamas entregar os restos mortais do último refém detido em território palestiniano desde o ataque do grupo islamita a Israel, em 07 de outubro de 2023, que deu início à guerra.
Leia Também: Hamas procura corpo do último refém israelita morto que permanece em Gaza





.jpg)






















































