Helicóptero búlgaro entrega mantimentos aos tripulantes do navio Kairos
- 08/12/2025
Segundo informaram à EFE fontes do Ministério da Defesa da Bulgária, país membro da NATO, está a ser preparada uma operação de resgate para evacuar os dez marinheiros a bordo assim que as condições meteorológicas o permitirem.
O Kairos, registado na China, considerado parte da "frota fantasma" da Rússia dedicada ao tráfico ilegal de petróleo, foi atacado pela Ucrânia no dia 28 de novembro no estreito do Bósforo enquanto navegava em direção ao porto russo de Novorossiysk, na parte oriental do Mar Negro.
O navio, que sofreu danos no casco e um incêndio a bordo, acabou encalhado em águas búlgaras perto da cidade costeira de Ahtopol, no extremo ocidental do Mar Negro.
Segundo explicou hoje o ministro do Interior búlgaro, Daniel Mitov, à cadeia privada bTV, o navio não representa, por enquanto, qualquer perigo.
"Está ancorado e encontra-se em condições estáveis, foram preparados dois rebocadores para levá-lo para um local seguro", disse o ministro.
O governante acrescentou que os dez tripulantes garantiram esta manhã que estão em boas condições físicas e psicológicas.
A operação de reboque e a evacuação dos marinheiros não puderam ser realizadas hoje pelo terceiro dia consecutivo devido aos ventos fortes e ondas, que atingem os 6 metros de altura.
Leia Também: Turquia convoca embaixadores de Kyiv e Moscovo por ataques a navios





.jpg)






















































