Idosa cumpre sonho de infância aos 69 anos e faz manutenção de aviões
- 11/12/2025
Uma idosa brasileira provou que nunca é tarde para cumprir sonhos de infância. Atualmente com 73 anos, Maria Alice Santos trabalha na manutenção de aviões, na zona de São Paulo, profissão na qual enveredou aos 69 anos.
Maria Alice tinha nove anos quando viu um avião cruzar os céus da sua cidade pela primeira vez. O medo que sentiu rapidamente se transformou em fascínio.
“Era uma coisa totalmente nova. Ao mesmo tempo que fiquei assustada, apaixonei-me à primeira vista”, confessou ao g1.
Durante a adolescência, época na qual uma mulher “podia ser, no máximo, professora”, descobrir que havia trabalhadoras femininas no setor aeronáutico, particularmente enquanto comissárias de bordo, alimentou o sonho de entrar num avião.
“Nunca perdi a esperança. Sempre que via um avião a passar, imaginava-me dentro dele. Tinha quase a certeza de que um dia aconteceria”, disse.
E, de facto, aconteceu. A primeira vez que entrou num avião foi a 15 de março de 1973. Para Maria Alice, subir as escadas da aeronave, ver os assentos alinhados e conhecer as comissárias de bordo foi marcante.
Contudo, o sonho não se concretizou como a mulher tinha esperado. Em 2019, Maria Alice descobriu o curso de mecânica aeronáutica e soube que podia voar com os pés no chão.
“Descobri habilidades que me colocam dentro da aviação de forma natural. É como se me tivesse finalmente encontrado. A minha paixão pela aviação é tão grande que a idade se tornou só um número”, admitiu.
Agora, aos 73 anos, a idosa vive o seu sonho de criança, para quem guarda uma mensagem na mala: “Não desististe. Mesmo face às dificuldades e às crenças limitadas, mesmo quando disseram que o seu sonho era inatingível. Acreditaste e venceste. És fantástica.”
Leia Também: Brasil regista queda da natalidade pelo sexto ano consecutivo





.jpg)






















































