Indonésia: Resgate de 80 desaparecidos em deslizamento de terras continua
- 25/01/2026
Provocada por chuvas torrenciais, a catástrofe soterrou, no sábado, por volta das 02h30 locais (19h30 TMG), habitações de duas aldeias na região de Bandung Ocidental, a sudeste de Jacarta, capital do arquipélago.
Pelo menos nove pessoas morreram e cerca de 80 estão desaparecidas, informaram as equipas de resgate no sábado à noite.
Os esforços de resgate tiveram de ser suspensos durante a noite devido às fortes chuvas e às dificuldades de acesso às zonas afetadas, explicou num comunicado Ade Dian Permana, coordenador da missão de resgate. As operações foram retomadas no domingo de manhã, com o enfraquecimento da chuva.
Os socorristas, apoiados pelo exército, pela polícia e por voluntários, estão a realizar escavações, com pás e equipamento pesado, para tentar localizar os desaparecidos.
Drones e unidades caninas também participam nas buscas, de acordo com a agência nacional indonésia de gestão de catástrofes, num terreno muito inclinado e solo ainda instável.
Catástrofes como deslizamentos de terra são frequentes na Indonésia durante a estação chuvosa, que geralmente se estende de outubro a março, encharcando o solo.
De acordo com especialistas em meio ambiente, o desmatamento em várias regiões favorece este tipo de catástrofes, uma vez que as florestas ajudam a absorver a precipitação e a estabilizar o solo graças às raízes das árvores.
A perda de vastas áreas florestais na Indonésia tem deixado muitas zonas vulneráveis a inundações repentinas e deslizamentos.
No início do mês, 16 pessoas morreram na ilha indonésia de Siau, no arquipélago de Celebes, devido a inundações repentinas na sequência de chuvas torrenciais.
Em novembro, três províncias da ilha ocidental de Sumatra foram devastadas por inundações, que mataram cerca de 1.200 pessoas e causaram o deslocamento de outras 240.000, segundo dados oficiais.
No início da semana, o governo indonésio anunciou a revogação das licenças a 28 empresas, a maioria das quais envolvidas na exploração florestal.
Leia Também: Oito mortos e mais de 80 desaparecidos em deslizamento de terras na Indonésia





.jpg)






















































