Irão disponível para mediar negociações entre Paquistão e Afeganistão
- 10/11/2025
De acordo com um comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros afegão, publicado nas redes sociais, a proposta surgiu durante uma chamada telefónica entre o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araqchi, e o seu homólogo do Governo talibã, Amir Khan Muttaqi.
Durante o contacto entre os dois países, o ministro iraniano "sublinhou a importância de resolver os problemas entre o Afeganistão e o Paquistão através do diálogo", indicou o Governo afegão no mesmo comunicado.
O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros acusou ainda o Paquistão de não mostrar responsabilidade durante as reuniões de negociação que aconteceram em Istambul, o que impediu, para o Afeganistão, alcançar "resultados concretos".
As críticas já tinham sido feitas este sábado, dia em que o Afeganistão culpou o Paquistão pelo fracasso das negociações, cujo objectivo era alcançar um cessar-fogo duradouro.
"Durante as negociações, o lado paquistanês tentou transferir toda a responsabilidade pela sua segurança para o Governo afegão, sem demonstrar qualquer vontade de assumir qualquer responsabilidade pela segurança do Afeganistão ou pela sua própria", disse o porta-voz do Governo talibã.
Já hoje, o Paquistão disse estar disponível para continuar a dialogar com o Afeganistão, desde que as questões de segurança sejam resolvidas, referindo que essa condição motivou o fracasso da última ronda de negociações para uma trégua duradoura.
Leia Também: Reservatórios de água que abastecem 2.ª maior cidade do Irão quase vazios





.jpg)





















































