Irão. Londres condena repressão e pede "fim imediato da violência"

  • 13/01/2026

"Os homicídios e a repressão brutal dos manifestantes pacíficos no Irão são horríveis", escreveu Yvette Cooper nas redes sociais.

 

Cooper acrescentou ainda que se reuniu com o homólogo iraniano, Abbas Araghchi, exortando-o a "cessar imediatamente a violência, respeitar os direitos e liberdades fundamentais e garantir a segurança dos cidadãos britânicos".

No final de dezembro, irromperam protestos em Teerão contra a inflação e a queda da moeda local, que se alastraram depois a outras zonas do país.

Pelo menos 648 manifestantes foram mortos em 14 províncias no Irão desde 28 de dezembro, data do início da nova vaga de protestos contra as autoridades de Teerão, de acordo com a organização não-governamental (ONG) Iran Human Rights (IHRNGO), sediada na Noruega.

Outras estimativas elevam o número de mortos até 3.000, como indicou a Organização dos Mujahedin do Povo do Irão (OMPI), um grupo de oposição ao regime, que baseia os cálculos em fontes locais, hospitais e familiares das vítimas.

Em sinal contrário, milhares de pessoas saíram às ruas em várias cidades do Irão, numa série de manifestações de apoio ao regime da República Islâmica, de acordo com órgãos de comunicação social estatais.

A maior concentração ocorreu ao meio-dia em Teerão, onde um grande número de pessoas marchou com bandeiras iranianas, segundo imagens aéreas transmitidas pela emissora estatal iraniana Irib.

A estação informou que foram também realizadas manifestações nas cidades de Sanandaj, Kermanshah e Rasht, no norte do país, bem como em Shahrekord, na região central.

Em junho, Israel bombardeou o Irão, visando instalações e cientistas ligados ao programa nuclear de Teerão, desencadeando uma guerra de 12 dias que causou mais de 900 mortos na República Islâmica e 30 em território israelita.

Leia Também: Irão: Khamenei vê protestos pró-Governo como recado a Washington

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918087/irao-londres-condena-repressao-e-pede-fim-imediato-da-violencia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes