Israel anuncia detenção de presumível membro do Estado Islâmico na Síria
- 21/12/2025
A operação foi realizada na quarta-feira na região de Rafid, no sul da Síria. "O suspeito foi transferido para território israelita para a continuação dos procedimentos", segundo um comunicado do exército israelita citado pela AFP.
O anúncio surge depois de os Estados Unidos terem lançado, nas últimas horas, uma ofensiva em grande escala contra o Estado Islâmico no centro da Síria, atingindo mais de 70 alvos com caças, helicópteros e artilharia, numa operação de retaliação a um atentado mortal contra militares norte-americanos na região de Palmira, em 13 de dezembro.
Washington afirmou que os ataques visaram infraestruturas e depósitos de armas do EI e contou com o apoio das autoridades sírias.
Esta foi a primeira vez que um ataque deste tipo ocorreu na Síria desde que, há um ano, uma coligação islâmica que se aproximou dos Estados Unidos tomou o poder.
Num momento de aproximação entre Washington e as novas autoridades sírias, Donald Trump salientou que estas estavam a combater ao lado das tropas norte-americanas e que o Presidente sírio, Ahmad al-Sharaa, ficou "extremamente irritado e perturbado com este ataque".
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Síria, num comunicado divulgado após o início dos ataques norte-americanos, afirmou que o ataque da semana passada "sublinha a necessidade urgente de reforçar a cooperação internacional para combater o terrorismo em todas as suas formas".
Leia Também: Força da ONU no Líbano entrega primeiro campo minado limpo desde confrontos com Israel





.jpg)






















































