Israel ataca "diferentes infraestruturas terroristas" no sul do Líbano
- 20/11/2025
Num breve comunicado, as forças armadas afirmaram que estão "a atacar diferentes infraestruturas terroristas do movimento xiita Hezbollah no sul do Líbano".
Cerca de uma hora antes, o Exército emitira uma "advertência urgente" aos habitantes de Shehour --- localizada a cerca de 22 quilómetros da fronteira e junto ao rio Litani, limite da zona desmilitarizada definida pelo atual cessar-fogo e pela resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas --- alertando para iminentes ataques contra infraestruturas militares atribuídas ao Hezbollah.
As autoridades militares israelitas identificaram dois edifícios da aldeia e estruturas adjacentes como instalações do grupo libanês, ordenando o afastamento imediato das pessoas que se encontravam na área demarcada.
"Permanecer na zona designada coloca-o em risco", concluiu o comunicado.
Os novos ataques surgem após o bombardeamento, na noite de terça-feira, do maior campo de refugiados do Líbano, que, segundo as autoridades libanesas, provocou 13 mortos.
O Exército israelita afirmou tratar-se de um complexo de treino do movimento palestiniano Hamas, afirmação rejeitada pela organização.
Desde a entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, em 27 de novembro de 2024, as forças israelitas têm efetuado bombardeamentos quase diários em território libanês, alegando esforços para travar tentativas de rearme do grupo xiita.
Leia Também: Supremo de Israel ordena medidas contra ultraortodoxos que negam exército





.jpg)





















































