Israel mantém bloqueio a material escolar para Gaza, diz ONU

  • 13/01/2026

Numa conferência de imprensa em Nova Iorque, o porta-voz do secretário-geral da ONU indicou que o material necessário para o funcionamento de uma sala de aula, como quadros ou kits para os alunos, continua a ser vetado por Israel.

 

"Os nossos parceiros educacionais continuam a expandir a presença [em Gaza], com a abertura de 18 espaços de aprendizagem temporários adicionais na semana passada, que receberam cerca de 35.000 alunos. O número total de espaços de aprendizagem temporários em funcionamento agora é de 440, com capacidade para aproximadamente 268.000 crianças", disse o porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric.

Contudo, "os materiais escolares continuam impedidos de entrar [em Gaza] pelas autoridades israelitas, sob a alegação de que a educação não é uma atividade essencial durante a primeira fase do cessar-fogo", lamentou.

Nesse sentido, a ONU pediu um acesso rápido, sustentado e sem entraves a esse material.

"Os nossos colegas da Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] e de outras agências estão bem preparados para fornecer kits mínimos para ajudar os alunos a retomar os estudos", assegurou Dujarric.

Além disso, a situação humanitária continua crítica no enclave palestiniano, uma vez que as condições climáticas adversas estão a comprometer o progresso alcançado pela resposta humanitária, acrescentou a ONU.

Para ajudar a enfrentar a imensa necessidade de abrigo, durante a última semana a ONU e parceiros humanitários entregaram material para 28.000 famílias, incluindo 1.600 barracas, 16.000 lonas e 27.000 cobertores.

No entanto, alertaram que pelo menos 1,1 milhões de pessoas ainda precisam de ajuda urgente, uma vez que as tempestades continuam a danificar e a destruir muitos dos abrigos existentes.

Na sexta-feira, uma nova tempestade atingiu tendas em Gaza, deixando milhares de pessoas mais uma vez desprotegidas.

As Nações Unidas sublinharam que as tendas continuam a ser uma solução temporária e que são necessários mais materiais, incluindo kits de ferramentas, cimento e maquinaria pesada para a remoção de entulho, assim como financiamento contínuo para a transição dos esforços de emergência para a fase inicial de recuperação do enclave.

"As crianças continuam a ser gravemente afetadas pelas baixas temperaturas e pelo clima rigoroso. Ontem [domingo], os nossos parceiros que lideram os esforços para melhorar o acesso à saúde relataram que mais um bebé teria morrido por hipotermia, elevando o número total de mortes registadas para quatro, todas de crianças muito pequenas. Essa informação é do Ministério da Saúde", afirmou Dujarric.

Além disso, no mês passado, cerca de 4.900 casos de desnutrição aguda de crianças foram identificados, incluindo mais de 820 casos de desnutrição aguda grave, apontou a ONU, elevando o número total de casos de desnutrição aguda em 2025 para cerca de 95.000.

Leia Também: ONU exorta Irão a evitar "força desproporcionada" após mortes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918145/israel-mantem-bloqueio-a-material-escolar-para-gaza-diz-onu#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes