Israel volta a atacar alvos do Hezbollah no sul do Líbano

  • 22/12/2025

"Dois terroristas do Hezbollah foram visados na zona de Yater, no sul do Líbano", indicaram os militares israelitas na rede X, sem mais detalhes.

 

Fontes locais do jornal libanês L'Orient le Jour confirmaram pelo menos dois ataques de drones israelitas em Yater, que resultaram numa morte e num ferido grave, mas também sem mais pormenores.

A agência de noticias libanesa ANN relatou que um drone israelita atingiu um carro na cidade de Yater, seguindo-se outro ataque contra o bairro de al-Kassar, na mesma cidade.

A ANN indicou também que a cidade de Kfar Shouba, igualmente no sul do Líbano, foi hoje "alvo de intenso fogo de metralhadoras proveniente de posições israelitas em Rweisat al-Alam", que provocou danos em várias habitações.

Os ataques ocorrem no dia em que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, recebeu o senador norte-americano Lindsey Graham, que, após o encontro, acusou o Hezbollah e também o grupo islamita palestiniano Hamas de procurarem o seu rearmamento.

"A minha impressão é que o Hamas não está a desarmar-se, mas sim a rearmar-se. A minha impressão é que em Gaza estão a tentar consolidar o seu poder, não a renunciá-lo. Também tenho a impressão de que o Hezbollah está a tentar fabricar mais armas", disse o senador republicano em Jerusalém.

Em resposta, Netanyahu afirmou que Graham tem razão "em ambos os casos", quando Israel e Hamas preparam as negociações das próximas etapas do cessar-fogo em vigor na Faixa de Gaza desde 10 de outubro, que preveem a continuação da retirada israelita e o desarmamento das milícias palestinianas.

Já no Líbano, embora Israel e Hezbollah tenham concordado com uma trégua há mais de um ano, as forças israelitas continuam a visar quase diariamente posições do grupo libanês, que acusam de violações do entendimento e de buscar a recuperação das suas capacidades militares.

O Hezbollah integra o chamado eixo da resistência apoiado pelo Irão e envolveu-se em hostilidades militares com Israel logo após o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, em solidariedade com o seu aliado Hamas.

Após quase um ano de troca de tiros ao longo da fronteira israelo-libanesa, Israel lançou uma forte campanha aérea no verão do ano passado, que decapitou a direção do movimento xiita, incluindo o seu líder histórico, Hassan Nasrallah, e vários outros responsáveis da hierarquia política e militar do Hezbollah.

Desde o cessar-fogo, o Estado libanês tem procurado concentrar todo o armamento do país nas mãos das forças de segurança oficiais e deslocou efetivos para a zona da fronteira com Israel, tradicionalmente um reduto do Hezbollah e onde as tropas israelitas ainda mantêm posições militares.

O Hezbollah recusa desarmar-se e acusa as autoridades de Beirute de cederem a pressões dos Estados Unidos e de Israel.

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) termina o mandato em 2026, depois de quase cinco décadas no sul do país, e registou cerca de 10 mil violações no primeiro ano do cessar-fogo.

Leia Também: Enviado dos EUA refere avanço de 2.ª fase de plano de paz para Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908041/israel-volta-a-atacar-alvos-do-hezbollah-no-sul-do-libano#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes