Iúri Leitão 'celebra' aniversário do seu ouro a subir a Senhora da Graça
- 10/08/2025
"Mesmo que eu não me tivesse lembrado, já me tinham feito questão de lembrar. Mal acordei, foi uma das primeiras coisas em que pensei", admitiu o ciclista da Caja Rural, em declarações à agência Lusa, antes do arranque da quarta etapa da 86.ª edição.
Há precisamente um ano, Iúri Leitão e Rui Oliveira entravam no 'Olimpo' do desporto nacional, ao alcançaram o primeiro título olímpico português fora do atletismo, com o ouro no madison em Paris2024.
"É um dia que irá ficar marcado para sempre na minha vida e na minha carreira em especial. Acho que o próximo grande dia vai ser o meu casamento, que está para breve", confessou.
Em Bragança, cidade que acolheu a partida dos 182,9 quilómetros da quarta etapa da Volta a Portugal, que termina no alto da Senhora da Graça, o primeiro desportista nacional a conquistar duas medalhas na mesma edição de uns Jogos Olímpicos -- é também o vigente vice-campeão olímpico de omnium -- foi definitivamente o ciclista mais solicitado pelo público.
Os pedidos de fotografias, de miúdos e graúdos, e as palmas que recebeu na apresentação da sua equipa indicam que o vianense é um fenómeno crescente de popularidade, mas o ciclista da Caja Rural garante que nada mudou na sua vida desde o célebre 10 de agosto de 2024.
"Quer dizer, mudou: no ano passado, estava nos Jogos Olímpicos, este ano estou na Volta a Portugal. São duas coisas completamente diferentes, mas são dois objetivos a que me propus", brincou, dizendo que, apesar de não ser fácil 'celebrar' o aniversário do ouro olímpico a subir a Senhora da Graça, "há coisas piores".
'Ocupado' com a Volta a Portugal, Leitão ainda não teve tempo de falar com o seu parceiro 'dourado', que por estes dias alinhou na Volta a Burgos.
"Estamos a competir, mas de certeza que vou falar com ele mais logo", pontuou.