Jantar de Trump termina com vinho português que custa quase 2 mil euros
- 18/09/2025
O primeiro dia da visita de estado de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao Reino Unido terminou com uma refeição de luxo no Castelo de Windsor. No final do jantar, que juntou também Melania Trump e os reis Carlos III e Camilla, foi servido um vinho português que custa quase dois mil euros a garrafa.
Segundo a ABC, trata-se de um Porto Vintage Warre's 1945. O ano foi escolhido por ser uma homenagem ao primeiro mandato de Trump nos Estados Unidos, como sendo o 45.º presidente. Um cálice do vinho do Porto acabou por ser o digestivo escolhido para terminar este primeiro dia da visita oficial.
Leia Também: É em Portugal que fica uma das 100 melhores pizzarias do mundo
No ‘website’ da Garrafeira Nacional encontra-se a garrafa deste vinho. Custa 1.950 euros. No entanto, nesta loja online aparece como indisponível. Explicam que esta é uma marca que pertence ao produtor Symington Family Estates. A colheita é de 1945 e é um Porto Ruby Vintage. Referem que tem 20% de teor alcoólico e que deve ser servido entre 16ºC a 18ºC.
Custa quase dois mil euros© Garrafeira Nacional
"Fundada em 1670, a Warre's foi a primeira companhia inglesa de vinho do Porto a estabelecer-se em Portugal", revela o 'website' da Garrafeira Nacional. "No final do séc. XVIII a Casa Warre's tornou-se líder nas exportações do vinho do Porto. Pioneira de grandes tradições, a sua história confunde-se com a própria história do vinho do Porto", continuam.
O que foi servido no jantar além do vinho português
O jantar juntou ainda diversas personalidades no Castelo de Windsor. Ao todo estiveram 160 convidados, tais como figuras de empresas de tecnologia, como Tim Cook, da Apple, Demis Hassabis, do Google DeepMind, e Sam Altman, da OpenAI. Pascal Soriot, Astrazeneca e o golfista Nick Faldo também estiveram presentes. Kate Middleton foi outras das figuras do jantar.
O menu, tal como é habitual nestes jantares de estado, estava escrito em francês. Começou com Panna Cotta de Cresson et Oeufs de Caille sur Sablé de Parmesan, uma panna cotta com agrião, bolinhos de parmesão e salada com ovo de codorniz.
Seguiu-se carne de frango sem osso com curgete, tomilho e molho. Por fim, um gelado de baunilha com sorbet de framboesa e ameixas. Já nos vinhos, o jantar foi harmonoziado com Wiston Estate, Cuvée, 2016; Domaine Bonneau de Martray, Corton-Charlemagne, Grand Cru, 2018; Vinhedos Ridge, Monte Bello, 2000; Pol Roger, Extra Cuvée de Réserve, 1998.
A rainha Camilla não faltou ao jantar - mas tinha falhado evento devido a problema de saúde
Camilla Parker Bowles não acompanhou o rei Carlos III ao funeral da duquesa de Kent, que decorreu esta terça-feira na Catedral de Westminster, em Londres. Tudo deveu-se a um problema de saúde.
Segundo o Mirror, a rainha cancelou parte da agenda devido a uma sinusite aguda. Referem mesmo que Camilla pode sofrer de sinusite crónica, condição que agrava e prolonga mais os sintomas.
Leia Também: Novos restaurantes para comer hambúrgueres - sem ter de ir a um festival