José Mourinho e o regresso a Portugal pelo Benfica: "Pensava na seleção"
- 17/09/2025
Instantes após ter chegado a Portugal para fechar as negociações com o Benfica, José Mourinho foi abordado por vários jornalistas, à entrada do Aeródromo de Tires, esta quarta-feira, a propósito do princípio de acordo alcançado com a direção encabeçada por Rui Costa para suceder a Bruno Lage, tal como o Desporto ao Minuto havia confirmado.
"Não tenho nada para vos dizer, honestamente... Se pensava regressar a Portugal pela porta do Benfica? Não, pensava que um dia iria para a seleção nacional. Antes de entrar no avião, perguntaram-me se podia estar interessado... Eu disse que sim, que poderia ter interesse", começou por dizer, enquanto tentava 'fintar' os jornalistas, numa primeira instância.
"O Benfica, oficialmente, perguntou-me se eu estaria interessado e disse que quando voltasse a Portugal teria todo o gosto em falar com as pessoas. Regresso após 25 anos? Se eu regressar ao Benfica, não é uma celebração de carreira, nem é um regresso a casa", vincou de seguida, numa altura em que um adepto colocou um cachecol das águias nos ombros do experiente treinador, de 62 anos.
"Saí do meu anterior clube [Fenerbahçe] há três ou quatro semanas. Se me perguntar se estava à espera de ficar até ao final da época sem treinar, essa não é a minha natureza. Queria treinar... Não queria dizer sim a um clube qualquer que não fosse o certo. Quando fui confrontado com a possibilidade de treinar o Benfica, não pensei duas vezes no sentido de 'interessa-me, gostava' (...) Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Eu não", admitiu ainda José Mourinho.
Desafiado ainda a falar sobre a demissão de Bruno Lage, José Mourinho desejou felicidades ao treinador de 49 anos, por quem tem "imenso respeito", para além de ter ainda comentado as polémicas declarações de Ali Koç, presidente do Fenerbahçe.
"Conheço o sentimento. Sei o que está a sentir. Precisa de fazer o luto... Não há um treinador que saia feliz, a pensar que podia ter sido diferente. Olho para ele com imenso respeito, pois passei pelo mesmo há pouco tempo. O que disse dele há um mês, posso repetir. É um ótimo treinador que tinha um grupo importante, a quem felicitei. E eu não sou um exemplo de fair play. Não foi fácil dizer que mereceram ganhar. Palavras de Lage? Vocês sabem mais do que eu, para o Bruno só respeito e o melhor para a carreira dele. Ele sabe que o meu regresso a Portugal, que não estava programado, mas que o que estava na minha cabeça como consequência natural para a carreira seria regressar a Portugal um dia para treinar a seleção", atirou o experiente técnico português
"Ali Koç? Sempre que saí dos clubes, fechei a porta e encerrei o capítulo. Não respondi a provocações, não fui encontrar desculpas, não culpei ninguém e sempre saí com essa forma de estar na vida. Ele tem uma maneira diferente de atuar. Já falou imensas vezes, não justificou porque o jogador que nos eliminou [Kerem Akturkoglu] foi comprado só depois de nos ter eliminado", rematou.
Acordo encaminhado
O acordo entre José Mourinho e Benfica poderá ainda ficar oficializado durante esta quarta-feira, de forma a que o treinador de 62 anos possa orientar o treino desta quinta-feira, no Seixal, de olhos postos na deslocação ao reduto do AVS, na Vila das Aves, agendada para este sábado.
Recorde-se que José Mourinho foi despedido do Fenerbahçe, no passado dia 29 de agosto, precisamente na sequência da eliminação aos pés do Benfica (1-0), na luta pelo acesso à fase regular da Liga dos Campeões - onde o clube da Luz se estreou com uma dramática reviravolta sofrida frente ao Qarabag (2-3) a 'castigar' Bruno Lage.
De referir ainda que José Mourinho já treinou o Benfica na época 2000/01, com o registo de seis vitórias em 11 jogos, precisamente na sua primeira experiência como treinador principal, já depois de ter sido adjunto de equipas como Sporting, FC Porto e Barcelona. Terminada a aventura na Luz, o conceituado treinador luso somou aventuras ao serviço de clubes como União de Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham, AS Roma e Fenerbahçe.
Leia Também: José Mourinho chega Lisboa e confirma convite do Benfica: "Vou falar..."
Leia Também: José Mourinho prepara-se para render Bruno Lage no Benfica