Jovem apanhado com taser em escola da Marinha Grande. Comprou na Vinted
- 17/09/2025
Um aluno de 16 anos foi ‘apanhado’ com um taser artesanal, na manhã de terça-feira, dia 16 de setembro, numa escola secundária da Marinha Grande.
As autoridades dirigiram-se ao local pelas 8h30, na sequência de informações de que "um grupo de alunos" estava "a fazer uso de um aparelho que emite descargas elétricas".
No local, polícias afetos ao programa Escola Segura verificaram que os dois alunos em causa estavam na portaria da instituição escolar, junto de uma funcionária.
"Já na sala do Conselho Executivo, um dos alunos, com 16 anos de idade, fez a entrega voluntária de um aparelho retangular, [que se apurou] tratar-se de uma arma elétrica artesanal", detalhou a Polícia de Segurança Pública (PSP), num comunicado endereçado às redações, esta quarta-feira.
O adolescente confessou aos agentes que adquiriu o aparelho na plataforma Vinted, no passado dia 5 de setembro, por oito euros.
"Tratando-se de uma arma da classe A, nos termos do Regulamento Jurídico de Armas e Munições, a mesma foi apreendida e o respetivo expediente enviado ao Tribunal da Marinha Grande", apontaram as autoridades.
Esta foi uma ação da Esquadra da Marinha Grande, através do Comando Distrital de Leiria da PSP.
Saliente-se que as ocorrências de natureza criminal nas escolas aumentaram 6,8% no ano letivo de 2023/2024, de acordo com dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) referente ao ano passado. Trata-se do número mais elevado dos últimos 10 anos.
Num total de 7.128 comunicações registadas pelas autoridades, 5.747 eram de natureza criminal. Aliás, o RASI salientou que estas situações - cuja maioria ocorre dentro dos recintos escolares - têm vindo a aumentar desde o período da pandemia, correspondente ao ano letivo de 2022/2021.
O documento concedeu ainda destaque aos crimes de ofensa à integridade física, com 2.249 ocorrências. Houve, por seu turno, cerca de mil furtos, assim como 171 ofensas sexuais e 117 roubos. No que diz respeito à posse ou uso de arma, foram registados 76 casos.
Leia Também: PSP: Polícia acusado de maus-tratos à família investigado após detenção