Kallas fala em "autêntica oportunidade de paz duradoura" em Gaza

  • 28/11/2025

 

 

Kaja Kallas falava no arranque do 10.º Fórum Regional da União pelo Mediterrâneo (UPM), em Barcelona, Espanha, uma reunião em que estão responsáveis pela diplomacia dos 27 estados-membros da União Europeia, a própria Comissão Europeia e outros 16 países do Mediterrâneo, incluindo Israel e a Palestina.

A responsável pela diplomacia na Comissão Europeia afirmou que a mais recente resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativamente ao território palestiniano de Gaza é "uma oportunidade real para a paz duradoura na região com um apoio global, e isto é fundamental".

Kaja Kallas garantiu que a União Europeia continuará a apoiar a Autoridade Palestiniana e a trabalhar para a entrada de ajuda humanitária em Gaza, território da guerra de Israel com o grupo islamita radical Hamas nos últimos dois anos.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia, Ayman Safadi, que com Kaja Kallas copreside ao encontro da UpM, insistiu que a paz e a prosperidade na região do Médio Oriente e de todo o Mediterrâneo só será possível com a concretização da designada "solução dos dois estados" (Palestina e Israel), que Israel recusa, e apelou à União Europeia para defender o direito internacional em todo o mundo, incluindo no Médio Oriente, onde está a ser sistematicamente desrespeitado pelo governo de Telavive.

"Não estamos a conseguir alcançar essa paz porque Israel recusa reconhecer o direito internacional. Para Israel o direito internacional não significa nada e isso não tem consequências", afirmou o MNE da Jordânia.

Ayman Safadi sublinhou que a União Europeia é um espaço "em que sempre se defendeu o direito internacional durante décadas", algo que neste momento nem sempre é respeitado.

Dirigindo-se a Kallas, e apesar de reconhecer o "compromisso histórico" europeu com o desenvolvimento e a paz no Médio Oriente, o ministro Jordano sublinhou que, como na guerra da Ucrânia, também no caso de Gaza e da Palestina há um agressor, que é Israel, e uma vítima, que é "o povo palestiniano, que não fez nada".

Pouco antes, Kaja Kallas, dirigindo-se à reunião da UpM, tinha dito que a guerra da Ucrânia é "uma crise existencial" para a UE e que é necessário "que a comunidade internacional resista ao agressor russo", apelando ao apoio de todos os países da União pelo Mediterrâneo.

"Se a agressão é recompensada num local, será uma tentação para ser usada noutro sítio. E isso não interessa a ninguém", afirmou.

Para Kaja Kallas, "o multilateralismo nunca foi tão questionado e é precisamente por isso que faz mais falta do que nunca", comprometendo-se a UpM e a cooperação da UE com toda a região do Mediterrâneo, considerado a fronteira mais desigual do mundo.

Os chefes da diplomacia dos 27 membros da União Europeia (UE), de outros 16 países mediterrânicos e da Comissão Europeia reúnem-se hoje em Barcelona para analisar "a situação alarmante" no Médio Oriente.

Neste encontro ministerial anual da União pelo Mediterrâneo (UpM) foi ainda adotada "uma nova visão estratégica" para a organização.

O encontro anual da UpM ficou marcado, nos últimos dois anos, pela guerra no território palestiniano da Faixa de Gaza e pela ausência de um dos países membros da organização, Israel, que este ano voltou porém a estar presente, através de uma representante da Embaixada de Telavive em Espanha.

Também a Síria voltou a estar presente este ano no fórum anual da UpM, que se realiza sempre em Barcelona, após anos de ausência.

Portugal está representado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

A UpM foi criada em 2008 e dela fazem parte a Comissão Europeia e 43 países - os 27 da UE e mais 16 Estados mediterrânicos da Europa, do Norte de África e do Médio Oriente, incluindo a Palestina, não reconhecida oficialmente como Estado por vários países que integram a organização.

Leia Também: Nações Unidas alertam que "a sobrevivência em Gaza está em causa"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2896265/kallas-fala-em-autentica-oportunidade-de-paz-duradoura-em-gaza#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes