Kim Jong-un envia carta a Putin: Promete apoio "condicional e constante"

  • 09/01/2026

O líder da Coreia do Norte,  Kim Jong-un, escreveu uma carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, reforçando que estará sempre ao lado de Moscovo.

 

"Respeitarei e apoiarei incondicionalmente todas as suas medidas e decisões, e estou disposto a estar sempre ao seu lado pelo seu bem e pelo bem da Rússia", referiu o líder norte-coreano, de acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia [KCNA, na sigla em inglês].

O conteúdo da carta foi conhecido esta quinta-feira [já sexta-feira na Coreia do Norte], e na missiva Kim Jong-un reforçou: "Esta escolha será constante e permanente."

Kim aproveitou a ocasião para reiterar que considera a sua relação de amizade "como uma das mais preciosas e um orgulho".

"A nossa estreita cooperação continuará em diversas áreas no futuro, de acordo com o espírito da parceria estratégica integral entre a Coreia do Norte e a Rússia, os interesses estratégicos de ambos os países e as aspirações de ambos os povos", acrescentou.  

Por fim, o líder norte-coreano desejou a Vladimir Putin "boa saúde e muito sucesso em todas as suas importantes tarefas", enquanto ao povo russo "apenas" lhe desejou "sucesso e vitória". "E envio-lhe os meus mais calorosos votos", concluiu.

Ainda de acordo com a KCNA, citada pela Reuters, esta demonstração de apoio foi uma resposta de Kim a Putin, que lhe enviou uma carta no fim do ano. Nessa correspondência, o líder russo dizia que o ano de 2025 tinha tido um "significado especial" para a relação entre Moscovo e Pyongyang.

Putin saudava ainda a participação "heroica" da Coreia do Norte dos soldados norte-coreanos na guerra da Ucrânia, nomeadamente na região de Kursk. A atuação demonstrava "claramente a amizade inabalável" entre as duas nações, de acordo com o que Putin escreveu na carta, conhecida a 25 de dezembro.

De acordo com serviços de informações da Coreia do Sul, Pyongyang destacou cerca de 15 mil soldados para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia. Em troca, o regime de Kim Jong-un terá recebido divisas, bens e tecnologia de Moscovo.

Putin sauda

Putin sauda "entrada heroica" da Coreia do Norte na guerra da Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de Ano Novo ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na qual comemorou a "entrada heróica" dos soldados norte-coreanos na guerra da Ucrânia, informou hoje Pyongyang.

Lusa | 06:48 - 25/12/2025

Já no mês passado, Kim Jong-un presidiu a uma cerimónia de boas-vindas aos soldados do 528.º regimento de engenharia, que passaram 120 dias na região de Kursk, parcialmente ocupada pelas forças ucranianas entre agosto de 2024 e a primavera de 2025. O líder norte-coreano anunciou "a perda dolorosa de nove vidas" na missão, segundo noticicou a KCNA a 13 de dezembro.

O líder concedeu às nove vítimas o título de "Heróis da República Popular Democrática da Coreia" e outras distinções, a fim de "prestar uma homenagem eterna à sua bravura", acrescentou a agência.

Já em junho, a Rússia tinha anunciado o envio de mil soldados de engenharia e cerca de cinco mil trabalhadores norte-coreanos para "a reconstrução da região de Kursk", retomada da Ucrânia dois meses antes pelas forças russas, com a ajuda de um contingente norte-coreano.

A participação desses soldados em operações de desminagem foi confirmada em novembro, com fotos, pelo jornal oficial do Ministério da Defesa russo.

Pyongyang homenageia soldados mortos em operações de desminagem na Rússia

Pyongyang homenageia soldados mortos em operações de desminagem na Rússia

Uma unidade de engenharia militar norte-coreana foi destacada durante quatro meses para remover minas na região russa de Kursk, missão durante a qual nove soldados foram mortos, anunciou hoje a agência oficial da Coreia do Norte KCNA.

Lusa | 06:47 - 13/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916196/kim-jong-un-envia-carta-a-putin-promete-apoio-condicional-e-constante#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes