Kyiv e Washington chegam a acordo sobre "garantias de segurança"

  • 23/01/2026

"As garantias de segurança estão prontas", disse o líder ucraniano aos jornalistas à margem do Fórum Económico Mundial, em Davos na Suíça, após um encontro com o homólogo norte-americano Donald Trump, no âmbito das iniciativas de paz promovidas pela Casa Branca para o conflito iniciado por Moscovo em fevereiro de 2022.

 

Segundo Zelensky, "o documento precisa ser assinado pelas partes, pelos presidentes, e depois será enviado para os parlamentos nacionais".

O Presidente ucraniano referiu, por outro lado, que ainda não há acordo sobre os territórios reivindicados por Moscovo no leste da Ucrânia, apesar de ter dito que os documentos em elaborados em conjunto com Washington estão quase prontos.

"Tudo gira em torno da parte oriental do nosso país. Tudo gira em torno dos territórios. Esse é o problema que ainda não resolvemos", indicou aos jornalistas.

Como Zelensky explicou em declarações públicas anteriores, os Estados Unidos oferecerão à Ucrânia garantias de segurança semelhantes ao artigo 5.º do tratado da NATO sobre proteção mútua dos seus membros, através de um documento que terá força legal após ser ratificado pelo Congresso norte-americano.

O Presidente ucraniano indicou que as negociações para o acordo de reconstrução da Ucrânia, que envolve a mobilização de 800 mil milhões de dólares (680 mil milhões de euros) para a recuperação económica do país no pós-guerra, estão também nas suas fases finais.

Nas suas declarações aos jornalistas após discursar em Davos, Zelensky revelou a realização de uma reunião trilateral a partir de sexta-feira nos Emirados Árabes Unidos com negociadores de Kyiv, Washington e Moscovo.

"Toda a equipa estará presente", afirmou, elencando o secretário do Conselho de Segurança da Ucrânia, Rustem Umerov, o seu chefe de gabinete, Kyrylo Budanov, e o seu vice, Serhiy Kyslytsia, bem como o líder parlamentar do partido maioritário, David Arakhamia, e ainda o chefe das Forças Armadas, Andriy Gnatov.

A Rússia e a Ucrânia realizaram negociações diretas em Istambul durante o primeiro ano da guerra após a invasão russa, em 2022, bem como vários encontros com os enviados norte-americanos em 2025, sem progressos significativos.

Além das garantias de segurança a Kyiv, as partes têm estado afastadas pelo futuro dos territórios ocupados pela Rússia no leste e sul da Ucrânia, em particular a região do Donbass, que abrange as províncias de Lugansk e Donetsk.

Segundo o líder ucraniano, a região do Donbass, "que é a mais difícil e ainda não está resolvida", será o ponto central da reunião trilateral nos Emirados Árabes Unidos.

Os enviados norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner estão hoje na Rússia para uma reunião com o Presidente russo, Vladimir Putin.

[Notícia atualizada às 18h33]

Leia Também: Zelensky anuncia cimeira com Rússia e EUA a partir de sexta-feira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2924424/kyiv-e-washington-chegam-a-acordo-sobre-garantias-de-seguranca#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes