Líbano e Síria avançam com acordo para investigar assassinatos políticos

  • 14/10/2025

O ministro da Justiça sírio, Mazhar al Weiss, e o seu homólogo libanês, Adel Nassar, reuniram-se em Beirute num encontro que se "caracterizou por um ambiente positivo e frutífero", detalhou o ministro libanês num comunicado citado pela Agência Nacional de Notícias libanesa (ANN).

 

Ambos acordaram, segundo os libaneses, "proporcionar total apoio ao trabalho do comité de acompanhamento do dossiêrs dos desaparecimentos forçados" e "entregar todas as informações disponíveis à parte síria sobre as atividades de segurança ocorridas no Líbano durante o regime sírio, em particular os assassinatos políticos", além de "procurar os fugitivos da justiça no Líbano na Síria e entregá-los às autoridades libanesas".

Nassar destacou que "foram obtidos avanços excelentes em todos os assuntos levantados" e que Al Weiss "comprometeu-se oficialmente a dar seguimento diligente às suas reivindicações".

O ministro sírio, por sua vez, indicou numa mensagem no Telegram que solicitou ao Líbano "a libertação dos fugitivos da justiça síria ligados ao regime derrubado" do ex-presidente do seu país, Bashar al-Assadde Al Asad.

"Também avançámos na redação dos termos de um acordo de cooperação judicial baseado no respeito pela lei e soberania de ambos os países, e na libertação dos presos sírios no Líbano", assegurou Al Weiss.

Durante a sua deslocação oficial ao Líbano, a delegação síria, liderada pelo ministro da Justiça, visitou a prisão de Roumieh, situada perto de Beirute, e pôde reunir-se com sete presos sírios, informaram os meios de comunicação locais e confirmou Al Weiss.

A autoridade síria frisou que "este passo seria o prelúdio de uma cooperação institucional sustentável entre os dois países irmãos, e que o trabalho neste tema continuaria com um espírito de responsabilidade e respeito mútuo, alcançando um verdadeiro progresso e pondo fim ao sofrimento de muitas famílias sírias".

Por sua vez, o homólogo libanês afirmou que "este progresso foi alcançado graças às reuniões e ao desenvolvimento dos elementos de um acordo iniciado pelo Ministério da Justiça no mês passado, que será complementado com medidas e reuniões adicionais na fase seguinte para fortalecer as relações entre ambos os países".

Ambas as partes também expressaram o seu compromisso de respeitar a soberania dos dois Estados".

Neste sentido, na passada sexta-feira, o ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Asad al Shaibani, visitou o Líbano e manteve encontros com altas autoridades, entre elas o presidente libanês, Joseph Aoun, com o desejo de "abrir uma nova página baseada no respeito e na cooperação".

Leia Também: Hamas entregou (mais) quatro corpos à Cruz Vermelha

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2870986/libano-e-siria-avancam-com-acordo-para-investigar-assassinatos-politicos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes