Líder da oposição tunisina detido após condenação por conspiração

  • 05/12/2025

Chebbi, de 81 anos, uma importante figura da oposição ao governo do presidente Kais Saied, foi preso na sua residência depois do órgão especializado em casos de terrorismo do Tribunal de Apelação de Tunis o ter condenado no âmbito de um amplo julgamento contra dezenas de opositores, confirmou a FSN, principal coligação de oposição tunisina, no Facebook.

 

Nas últimas horas, o seu círculo próximo afirmou que as forças de segurança tinham cercado a sua casa parão prender.

Esta detenção surge pouco tempo depois de a polícia ter detido a ativista Chaima Isa --- condenada a 20 anos pelos mesmos motivos --- e o advogado tunisino Ayachi Hamami, condenado a cinco anos de prisão no mesmo processo pelo tribunal de recurso.

O diretor de comunicação para o Médio Oriente e Norte da África da organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) afirmou que as condenações fazem parte de "uma grave distorção do sistema judicial", cujo "único objetivo é silenciar a dissidência".

"A Tunísia, sob o regime de Kais Saied, regressou aos anos mais sombrios da era do [derrubado Presidente Zine el Abidine] Ben Ali. O processo de recurso foi apressado e os arguidos viram-se privados dos seus direitos mais básicos, a começar pelo direito de estarem presentes na sala do tribunal durante o seu próprio julgamento", afirmou.

A maioria dos acusados neste processo, cerca de 40 pessoas, estavam detidos desde 2023.

Segundo a ONG Amnistia Internacional, os acusados estavam "detidos arbitrariamente desde o início da investigação", há mais de dois anos e meio.

Saied assumiu poderes adicionais em 2021 quando fechou o Parlamento eleito, dominado pelo partido islamista Ennahda, e passou a governar por decreto antes de assumir a autoridade sobre o poder judicial, uma ação pela qual assumiu todas as competências estatais e considerada pelos seus críticos como um autogolpe de Estado.

A oposição, reunida principalmente em torno da FSN, tem denunciado desde então o aumento da repressão e exigido a demissão de Saied, especialmente diante da onda de detenções de opositores, ativistas, advogados e jornalistas.

Leia Também: Penas de até 45 anos de prisão mantidas no recurso de opositores na Tunísia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899467/lider-da-oposicao-tunisina-detido-apos-condenacao-por-conspiracao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes