Líder de ramo do EI detido na fronteira Afeganistão-Paquistão
- 23/12/2025
O detido, identificado pelas autoridades como Mehmet Goren ("Yahya"), foi devolvido à Turquia, referiu a agência de notícias turca.
Segundo a mesma fonte, "Yahya" tinha atravessado a fronteira da Turquia para a região afegã-paquistanesa e ascendido a uma posição de liderança nos campos do grupo Estado Islâmico (EI) na região.
De acordo com "investigações minuciosas", Goren sobreviveu a vários atentados bombistas contra jihadistas em território paquistanês e foi responsável pela realização de ataques suicidas em nome do EI contra civis no Afeganistão, Paquistão, Turquia e Europa, adiantou a Anadolu.
Ancara concluiu ainda que Goren atuava em conjunto com Ozgur Altun, também conhecido por Abu Yasir al-Turki, o principal líder turco do Estado Islâmico.
Este foi detido no início deste ano, numa operação conjunta entre os serviços de informações turcos e paquistaneses e é considerado uma figura-chave no aparelho de propaganda e logística do grupo terrorista.
O Estado Islâmico reivindicou a autoria de vários ataques no Afeganistão, Paquistão e outros países nos últimos anos, incluindo um realizado em março de 2014 numa sala de espetáculos em Moscovo, na Rússia, que fez mais de 140 mortos.
Leia Também: ONU pede 250 milhões de euros para ajudar afegãos repatriados





.jpg)






















































