Líder sírio recebe presidente da Comissão Europeia em Damasco
- 09/01/2026
Ursula von der Leyen é a autoridade de mais alto nível da União Europeia (UE) a visitar a Síria desde a queda do regime do antigo Presidente Bashar al-Assad, que fugiu para a Rússia, no final de 2024.
A responsável da Comissão Europeia encontra-se atualmente numa viagem pela região com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Este encontro com o chefe de Estado sírio aconteceu quando há confrontos, nos últimos dias, entre as forças sírias e combatentes curdos em Alepo, a principal cidade do norte da Síria.
Na quinta-feira, numa declaração conjunta após conversações em Amã, a UE e a Jordânia prometeram continuar a trabalhar "para apoiar uma transição pacífica e inclusiva" na Síria.
A Síria está numa transição delicada desde que uma coligação islamista derrubou Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, após uma guerra civil que durou quase 14 anos.
Al-Sharaa, ex-líder de um grupo jihadista e que deseja estender a sua autoridade a todo o território nacional, está sob pressão da comunidade internacional para proteger as minorias, incluindo os curdos.
A União Europeia suspendeu todas as sanções económicas impostas pelo regime de Al-Assad em 20 de maio do ano passado.
Vários comissários europeus já visitaram Damasco desde a queda de Al-Assad, anunciando em cada visita diferentes programas de ajuda para o país devastado por anos de conflito.
Em março de 2025, a UE prometeu fornecer quase 2,5 mil milhões de euros à Síria ao longo de dois anos.
Leia Também: Síria vai retirar combatentes curdos cercados em Alepo





.jpg)






















































