Lula da Silva diz em Moçambique que Brasil está "de volta" a África

  • 25/11/2025

"Vejo enorme potencial para avançar conjuntamente em energia, biocombustível, saúde, agricultura, defesa e tecnologia. O Brasil tem tudo para contribuir com segurança alimentar em Moçambique", afirmou Lula da Silva, que participou hoje no encerramento do fórum económico entre os dois países, em Maputo, no âmbito da sua quarta visita ao país africano.

 

Juntamente com o homólogo moçambicano, Daniel Chapo, o chefe de Estado brasileiro garantiu às dezenas de empresários dos dois países que participaram neste encontro que o seu Governo está "à disposição com tudo" para "voltar a conversar", reconhecendo o afastamento de África, nos últimos anos, das políticas e prioridades públicas do país.

Insistindo no lamento ao descurar da aposta brasileira em África, numa alusão às políticas do anterior Governo de Jair Bolsonaro, contrariamente ao que afirma ter feito nos primeiros dois mandatos da sua governação, Lula da Silva apontou que os últimos dois anos foram passados a "recuperar" o país.

"Dois anos recuperando o BNDES [Banco Nacional de Desevolvimento Económico e Social, que financia as exportações do Brasil], dois anos recuperando a economia desse país, dois anos recuperando mais os ministérios que foram fechados, dois anos recuperando a credibilidade que o Brasil tinha perdido", enfatizou, dirigindo-se ao homólogo moçambicano para dizer que o Brasil volta a olhar para África: "E por isso, meu querido companheiro, eu estou de volta a Moçambique. Estou de volta".

Uma relação que, disse, deve responder aos interesses das duas partes.

"É importante a gente lembrar que a gente pode participar, compartilhar e ganhar dinheiro ajudando a fazer as coisas que não existem. Quem pode contribuir com o continente africano mais do que o Brasil para fazer as estradas que faltam, para fazer as pontes que faltam, para fazer as usinas hidroelétricas que faltam, para fazer uma parte do desenvolvimento?", questionou.

Lula da Silva disse igualmente que a aposta em África faz mais sentido para o Brasil até pela dificuldade para entrar em mercados como o europeu.

"O Brasil terá mais dificuldade de vender coisas para a Alemanha, mas vende. Terá mais dificuldade de vender coisas para os Estados Unidos, mas vende. Mas no continente africano, nós não só podemos vender, como nós podemos produzir coisas para comprar", disse.

Por isso, acrescentou, o Brasil pode "utilizar a boa relação" que tem com o continente, para ajudar a construir o desenvolvimento de África. "Mesmo o Brasil não fazendo a lição de casa, os africanos gostam muito do Brasil. Gostam muito do Brasil. Não apenas os países de língua portuguesa, qualquer país africano gosta do Brasil, porque o Brasil é um país que não tem contencioso com nenhum país do mundo, nem queremos ter contencioso", acrescentou.

Na sua intervenção, Lula da Silva lamentou o reduzido peso do mercado moçambicano, "muito pouco para uma família como Moçambique e Brasil".

"De quem é o erro, não sei. Não vamos procurar quem é o culpado. Vamos tentar ver se a gente consegue recuperar e fazer com que volte a crescer o nosso comércio. Nossa pauta, que já incluiu aviões, hoje está centrada em poucos produtos. A maioria é agrícola. Exportamos frango e compramos tabaco", disse, assumindo que "é difícil compreender" porque é que em 2024 o Brasil exportou mais para a Tanzânia, 50 milhões de dólares (43,4 milhões de euros), ou para a Serra Leoa, 62 milhões de dólares (53,8 milhões de euros), do que para Moçambique, apenas 37 milhões de dólares (32,1 milhões de euros).

Para mudar este cenário, Lula da Silva disse contar com o renovado BNDES.

"Nenhum país consegue exportar bens e serviços sem oferecer opções de crédito. E o BNDES precisa voltar a fazer isso e nós queremos que o BNDES volte a fazer isso. Hoje o BNDES está totalmente recuperado, é um banco rigoroso. Eu tenho certeza que com o BNDES a gente vai conseguir fazer muitas coisas aqui", garantiu o Presidente brasileiro.

Leia Também: Biocombustíveis. Brasil quer "trocar experiências" com Moçambique

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893717/lula-da-silva-diz-em-mocambique-que-brasil-esta-de-volta-a-africa#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes