Lula vai à India para reforçar cooperação na defesa, minerais e terras
- 23/01/2026
Lula da Silva e Narendra Modi conversaram hoje por telefone sobre os preparativos da visita de Estado do Presidente brasileiro a Nova Deli, que será realizada entre 19 e 21 de fevereiro, segundo a Presidência brasileira.
"Na agenda bilateral, os dois líderes coincidiram em priorizar temas relativos à cooperação nas áreas de defesa, comércio, saúde, ciência e tecnologia, energia, biocombustíveis, minerais críticos e terras raras", lê-se na nota divulgada pelo Governo brasileiro.
Para além disso, os dois líderes destacaram a importância do Fórum Empresarial Brasil -- Índia, que terá participação de vários membros do setor privado dos dois países.
Durante a visita do chefe de Estado brasileiro será ainda inaugurado Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX).
Durante a conversa, que durou cerca de 45 minutos, os dois líderes reiteraram, o "compromisso com a paz em Gaza e, de modo geral, com a defesa da paz no mundo, do multilateralismo e da democracia".
Nas redes sociais, Narendra Modi destacou que o "forte dinamismo da Parceria Estratégica Índia-Brasil, que está preparada para alcançar novos patamares ao longo do ano".
"A nossa estreita cooperação é vital para promover os interesses comuns do Sul Global. Aguardo com expectativa a sua visita à Índia em breve", concluiu.
Leia Também: Lula apela ao diálogo após intervenção dos EUA na Venezuela





.jpg)






















































