Macacos à solta nos EUA após despiste de camião. Podem estar infetados

  • 29/10/2025

Macacos "agressivos" estão à solta no Mississippi, nos EUA, depois de o camião em que estavam a ser transportados ter sofrido um acidente. Os animais em causa fazem parte de um laboratório cientifico e estarão infetados com várias doenças, tais como a Covid e outras doenças sexualmente transmissíveis.

 

O camião transportava vários animais de laboratório. Entre eles macacos de raça rhesus, que pertenciam ao centro de estudos da Universidade de Tulane. Segundo o departamento de polícia de Jasper County, o acidente aconteceu na tarde de terça-feira.

Após o despiste, o camião sofreu danos, provocando uma abertura suficientemente grande para que os primatas, cujas jaulas se abriram com o impacto, conseguissem sair e fugir para uma zona de vales junto à estrada onde aconteceu o acidente, noticia o The Guardian.

Os macacos estão infetados com Covid-19, Hepatite C e herpes, fez saber o departamento de polícia local, acrescentando que estes podem assumir um comportamento "agressivo para com os humanos", não devendo ninguém aproximar-se deles de livre vontade, sem a presença de um especialista. O laboratório cientifico, contudo, refuta algumas destas informações.

A universidade de Tulane veio negar que os animais estejam infetados.

"Os primatas não humanos do Centro Nacional de Investigação Biomédica de Tulane são fornecidos a outras organizações de investigação para promover descobertas científicas. Os primatas em questão pertencem a outra entidade e não são infeciosos. Estamos a colaborar ativamente com as autoridades locais e enviaremos uma equipa de especialistas em cuidados animais para ajudar, conforme necessário", fez saber esta instituição de ensino em comunicado.

Posto isto, as autoridades alertam quem possa avistar os primatas para que se mantenha a uma distância de segurança considerável e que alerte a polícia de imediato. Informou, ainda, que nos trabalhos de procura e resgate pelos animais estão empenhados elementos do Departamento de Vida Selvagem e Pesca do Mississippi e de uma "empresa de remoção de animais".

O macaco rhesus tem uma longa história de apoio ao avanço da humanidade, lembra o NY Post. Entre os seus membros está Albert II, o primeiro macaco que os Estados Unidos enviaram para o espaço em 1948, Além disso, os antigénios rhesus ajudaram os médicos a identificar os diferentes grupos sanguíneos humanos.

Leia Também: "Sporting percebeu que tinha de vestir o fato-macaco para ganhar"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2878799/macacos-a-solta-nos-eua-apos-despiste-de-camiao-podem-estar-infetados#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes