Mais de 47 mil pessoas internadas em Cuba com dengue ou chikungunya

  • 20/11/2025

Este número representa mais do dobro dos mais de 20 mil casos reconhecidos anteriormente pelo Governo cubano, que usou pela primeira vez a palavra epidemia na semana passada para descrever o surto destas duas doenças em todo o país.

 

O Diretor Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, Francisco Durán, adiantou na televisão estatal que só na terça-feira o sistema de saúde registou 1.706 novos casos suspeitos de dengue ou chikungunya e que um total de 3.226 doentes foram hospitalizados.

Durán esclareceu que 84,1% dos internamentos são domiciliários.

Confirmou ainda que 126 pessoas estão atualmente hospitalizadas com chikungunya, algumas em estado grave, crítico ou em cuidados intensivos, e que 19 menores estão atualmente em cuidados intensivos e em estado crítico devido a complicações relacionadas com a doença.

Durán acrescentou que, "devido ao número de casos" e aos seus sintomas - que incluem febre alta e dores articulares intensas - esta doença é atualmente "o principal problema de saúde" na ilha.

O responsável reconheceu ainda que o número de casos detetados não representa o número real de indivíduos infetados, porque muitas pessoas doentes não procuram cuidados médicos.

Cuba não dispõe de testes suficientes para confirmar a presença do vírus em todos os doentes e, geralmente, esta arbovirose é diagnosticada com base nos sintomas.

As autoridades de saúde identificaram 15.590 casos de chikungunya entre 11 de outubro e 01 de novembro, elevando o total para 20.062 nos primeiros dez meses do ano, de acordo com os últimos dados disponíveis fornecidos à agência Efe pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Com este total, a incidência cumulativa de chikungunya em Cuba foi de 183,43 casos por 100.000 habitantes, a mais elevada das Américas este ano, superando o Brasil (112,07) e as médias das Caraíbas (43,53) e de todo o continente (26,00).

A capacidade de prevenção - sobretudo através da fumigação em massa de mosquitos -, a capacidade de controlo - com testes para confirmar o tipo de doença - e o atendimento ao doente foram comprometidos pela crise económica que o país atravessa.

Leia Também: UE envia voos com 125 toneladas de ajuda humanitária para as Caraíbas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891192/mais-de-47-mil-pessoas-internadas-em-cuba-com-dengue-ou-chikungunya#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes