Mamdani vence e vira-se para Trump: "Nova Iorque é agora de um imigrante"
- 05/11/2025
Zohran Mamdani fez história, terça-feira, ao tornar-se no primeiro presidente muçulmano da Câmara de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA). Aos 34 anos, torna-se também no mais jovem líder da cidade que nunca dorme.
A sua vitória ganha especial importância num momento em que a administração de Donald Trump tem feito dos imigrantes o principal alvo do seu mandato presidencial. Por esse mesmo motivo, quando assumiu a vitória e subiu ao púlpito para discursar, Mamdani guardou algumas palavras para o presidente dos EUA.
Considerando que os resultados desta noite permitiram "derrubar uma dinastia política", Mamdani dirigiu-se a Donald Trump para informá-lo que "Nova Iorque continua a ser uma cidade de imigrantes, construída por imigrantes, alimentada por imigrantes e, a partir desta noite, liderada por um imigrante".
Naquele que tem sido descrito como um discurso feroz, o novo presidente da Big Apple, que venceu o independente Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa, afirmou ainda que se existe uma nação capaz de deter Trump, "é a cidade que o viu crescer".
"Ouça-me presidente Trump, para passar por cima de um de nós (imigrantes), terá de passar por todos nós", disse ainda, numa das várias frases muito aplaudidas pelos apoiantes, que festejaram euforicamente a sua vitória.
O presidente dos EUA já terá respondido afirmando que Zohran Mamdani venceu apenas porque o nome de Trump não aparecia no boletim de voto.
Mamdani faz história e é o 1.º autarca muçulmano de Nova Iorque
Zohran Mamdani fez história ao ser eleito na terça-feira 'mayor' de Nova Iorque pelo Partido Democrata, tornando-se o primeiro muçulmano e progressista declarado a liderar a maior cidade dos Estados Unidos e capital financeira do país.
Com apenas 34 anos, Mamdani teve, num curto espaço de tempo, uma ascensão improvável, audaciosa e imparável, conseguindo o feito de derrotar Andrew Cuomo, um veterano político que contava com o apoio de nomes poderosos do mundo da política e das finanças, como o ex-presidente Bill Clinton ou o empresário e ex-autarca de Nova Iorque Michael Bloomberg.
Filho de indianos, Zohran Mamdani nasceu no Uganda e passou parte da infância na África do Sul, mas aos sete anos mudou-se com a família para Nova Iorque.
É filho da cineasta Mira Nair, conhecida por filmes como "Casamento à Indiana", e do professor universitário Mahmood Mamdani.
A sua campanha esteve alicerçada na aspiração de tornar Nova Iorque numa cidade mais barata para quem nela mora.
Propôs taxar os ricos para resolver a crise de acessibilidade económica da cidade, o que o levou a ser caracterizado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e por outros republicanos como um "comunista" e "extremista".
Os críticos consideram as suas propostas irrealistas, mas atacaram também o jovem político por motivos raciais.
Leia Também: Democratas vencem várias disputas eleitorais nos Estados Unidos





.jpg)






















































