Marcelo falou com Guiné sobre expulsão de jornalistas da Lusa, RTP e RDP

  • 16/09/2025

Em resposta a perguntas dos jornalistas, à saída da livraria Brotéria, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa nada quis adiantar sobre o assunto, neste momento, mas defendeu que "tudo se deve fazer" para preservar a fraternidade entre países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

Interrogado se já falou com o Presidente da Guiné-Bissau sobre a expulsão das delegações de órgãos de comunicação social portugueses e suspensão das respetivas emissões, desde 15 de agosto, por decisão do governo guineense, o chefe de Estado respondeu: "Várias vezes, várias vezes já falei, depois disso".

"Eu agora não tenho nada a dizer. O Governo português tomou uma posição, em determinado momento, depois houve o encontro dos senhores ministros de Negócios Estrangeiros e houve um comunicado relativamente às relações entre os dois países", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente português referiu que, na próxima semana, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, "haverá oportunidade, porque é uma tradição, de haver o encontro dos representantes dos Estados de língua oficial portuguesa, quer a nível bilateral, quer a nível multilateral".

"Como sabem, a minha posição sobre a CPLP, com relação às relações bilaterais, é de que, de parte a parte, tudo se deve fazer, qualquer que seja o Presidente, o primeiro-ministro, o Governo, a situação num país ou noutro, e já houve 'N', para salvaguardar aquilo que é uma fraternidade, é uma amizade fraternal. É assim, e deve continuar assim", acrescentou.

A 18 de agosto, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, teve um encontro com o seu homólogo da Guiné-Bissau, Carlos Pinto Pereira, na sequência da expulsão das delegações da Lusa, da RTP e da RDP.

"Este encontro, organizado no sentido de envidarmos todos os esforços para se retomar a plena normalidade das relações bilaterais, decorreu de forma claramente construtiva, deixando a expectativa positiva de que a presente situação possa ser ultrapassada", lê-se numa breve do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal divulgada após o encontro.

Nessa nota é feita referência ao comunicado de 15 de agosto em que o Ministério dos Negócios Estrangeiros repudiou a expulsão da comunicação social portuguesa, decisão que classificou como "altamente censurável e injustificável", adiantando que ia pedir explicações ao Governo guineense.

Na livraria Brotéria, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa participou hoje na apresentação do livro 'A Mais Breve História do Ultramar', de David Moreira, que tem prefácio da sua autoria.

Leia Também: PR remete juízo sobre gestão da Saúde para daqui a duas ou três semanas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2854657/marcelo-falou-com-guine-sobre-expulsao-de-jornalistas-da-lusa-rtp-e-rdp#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes