María Corina Machado diz ter tido ajuda de Trump para sair da Venezuela

  • 12/12/2025

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, afirmou, esta quinta-feira, que recebeu ajuda do governo de Donald Trump para sair da Venezuela.

 

A opositora de  Nicolás Maduro utilizou um disfarce e passou por dez postos militares para deixar o seu país. Teve ainda de avisar o exército dos EUA que deixaria o país de barco pelo mar das Caraíbas para que este não fosse bombardeado, revela hoje o The Wall Street Journal.

Na quarta-feira, o mesmo jornal já tinha avançado que María Corina Machado teria saído da Venezuela na terça-feira de barco rumo a Curaçau para tentar chegar a Oslo.

De Curaçau, Corina Machado apanhou um jato até à Europa, com paragem no Maine, nos Estados Unidos.

Numa conferência de imprensa já em Oslo, esta quinta-feira, a líder opositora garantiu que o regime de Maduro fez "o possível" para impedir que ela saísse do país. "Gostaria de agradecer a todos os homens e mulheres que arriscaram a vida para que eu pudesse estar aqui hoje. Foi uma experiência, mas valeu a pena para estar aqui e contar ao mundo o que está a acontecer na Venezuela", afirmou, garantindo também que não vai parar de lutar até que a Venezuela se torne um país livre e democrático.

"Estou muito esperançosa que a Venezuela será livre e que a transformaremos num farol de liberdade, vamos restaurar a democracia. Não vamos parar até que isso se torne realidade. (...) Queremos tornar a Venezuela num centro democrático e económico das Américas. Anseio por esse dia e vamos receber-vos a todos lá, num país brilhante, democrático e livre, e isso vai acontecer em breve", afirmou Corina Machado.

Questionada sobre se apoiaria uma intervenção militar no território venezuelano pelos Estados Unidos, Corina Machado disse que "a Venezuela já foi invadida", em referência ao governo Maduro. 

"O regime é sustentado por um poderoso sistema de repressão, financiado pelo tráfico e a venda clandestina do petróleo. Precisamos cortar o apoio a esse sistema, e foi isso que pedimos à comunidade internacional", respondeu.

Recorde-se que a líder da oposição venezuelana deixou o seu país esta semana para viajar para Oslo, na Noruega, para receber o Prémio Nobel da Paz. Contudo, não chegou a tempo de participar na cerimónia na capital norueguesa e acabou por ser a sua filha, Ana Corina Sosa, a receber o galardão e a ler o seu discurso.

O governo venezuelano tinha impedido Corina Machado de deixar a Venezuela, e a opositora vivia escondida no próprio país. No entanto, quando foi anunciado, em outubro, que o Prémio Nobel da Paz de 2025 lhe seria atribuído, ela garantiu que iria à Noruega para receber o galardão.

A primeira aparição pública após meses

Entretanto, a vencedora do Prémio Nobel da Paz apareceu em público em Oslo, naquela que foi a sua primeira aparição pública em quase um ano.

Segundo a BBC, a política venezuelana apareceu na varanda do icónico Grand Hotel de Oslo pelas 2h30 locais (1h30 em Lisboa), sendo recebida por dezenas de apoiantes que gritaram palavras como “corajosa” e “liberdade”. Minutos depois, María Corina Machado saiu à rua para abraçar os apoiantes.

Já na manhã desta quinta-feira, María Corina Machado foi vista a sair do hotel.

María Corina Machado aparece em público em hotel de Oslo. As imagens

María Corina Machado aparece em público em hotel de Oslo. As imagens

María Corina Machado, líder da oposição venezuelana e vencedora do Prémio Nobel da Paz, apareceu em público em Oslo, na Noruega, após meses escondida na Venezuela. Esta foi a sua primeira aparição pública em quase um ano.

Márcia Guímaro Rodrigues | 09:54 - 11/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2902906/maria-corina-machado-diz-ter-tido-ajuda-de-trump-para-sair-da-venezuela#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes