Maximus, o gato do primeiro-ministro belga que é uma sensação na internet

  • 13/01/2026

Maximus Textoris Pulcher é o animal de estimação do primeiro-ministro belga, Bart De Wever, tendo sido adotado em agosto. O gato cinzento tem uma conta no Instagram e, rapidamente, tornou-se viral na internet.

 

O gato, um Scotish Fold, foi resgatado de um abrigo de animais. O nome de Maximus Textoris Pulcher foi uma escolha do primeiro-ministro bela, que é um apaixonado pela história latina e romana.

"Tenho um gato no meu escritório. Ele é cinzento e não caça ratos, mas, mesmo assim, amo-o", disse De Wever, em declarações aos jornalistas, citado pelo The Guardian. 

Maximus tem sido uma estrela na internet e acredita-se que seja a segunda conta política mais popular das redes socias belgas, tendo mais de 142 mil seguidores, perdendo apenas para o seu dono. 

As publicações feitas no Instagram têm sido um sucesso, desde Maximus a espreguiçar-se, a esticar-se para apanhar um boneco ou até a relaxar no parapeito da janela.

De notar que não é só em Bruxelas que há um gato famoso. Larry é um gato britânico que faz as delícias de quem visita o número 10 de Downing Street, no Reino Unido. 

Mas, ao contrário de Larry, que é considerado um gato 'apolítico', Maximus tem feito algumas observações subtis sobre a vida política do seu país na sua conta de Instagram. Por exemplo, numa das publicações, o gato surge a 'pensar': "Outra greve", referindo-se ao à ação nacional de três dias que ocorreu em novembro na Bélgica. 

Numa outra publicação, quando De Wever esteve envolvido em negociações orçamentais, Maximus surge deitado e num balão de pensamento lê-se: "Até no domingo, estes incómodos [ministros] estão aqui".

De acordo com o jornal britânico, uma fonte próxima do primeiro-ministro belga, que o descreveu como sendo um "apaixonado por gatos", explicou que a conta de Maximus era uma parte simples do trabalho da sua equipa e, desta forma, oferecia ao público um vislumbre daquilo que se passa nos bastidores da Rue de la Loi 16.

Já Dave Sinardet, um cientista político da Universidade Livre de Bruxelas, considerou que este tipo de relato se enquadra numa longa tradição dos políticos serem retratados por animais e, assim, mostrar um lado mais simpático, podendo "reforçar um lado mais "afetuoso".

O cientista político referiu ainda que a conta de Instagram de Maximus tem "uma mensagem política subliminar". "Muitas vezes, vemos Bart De Wever como um trabalhador esforçado, a dar o seu melhor até mesmo ao sábado à noite", disse. 

De salientar que o primeiro-ministro belga é conhecido pelo seu humor seco e há muito que usa as redes sociais para partilhar imagens cuidadosamente selecionadas de uma vida quotidiana aparentemente despretensiosa. Aliás, na sua conta de Instagram, é possível ver  De Wever a passar uma camisa a ferro antes de uma reunião da União Europeia ou até a andar de elétrico. 

Dave Sinardet salientou ainda que os 'pensamentos' de Maximus podem expressar os pensamento do próprio primeiro-ministro.

Bart De Wever, recorde-se, foi eleito primeiro-ministro em fevereiro de 2025.

Leia Também: Primeiro-ministro belga recusa país a arcar sozinho com empréstimo a Kyiv

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918007/maximus-o-gato-do-primeiro-ministro-belga-que-e-uma-sensacao-na-internet#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes