Mbappé salva Real Madrid e João Mário 'chega-se à frente' na Juventus
- 16/09/2025
O Marseille por pouco não provocou, ao início da noite desta terça-feira, aquele que seria o resultado mais inesperado da jornada inaugural da fase de liga da Liga dos Campeões. Ao invés, acabou por sair derrotado da deslocação ao Santiago Bernabéu pelo Real Madrid, por 2-1.
O jogo começou mal para os homens de Xabi Alonso, treinador que se viu obrigado a mexer, logo ao quinto minuto, para lançar Dani Carvajal para o lugar do lesionado Trent Alexander-Arnold. Aos 22 minutos, mais uma contrariedade, desta feita, provocada por... Arda Guler, que perdeu a bola para Mason Greenwood, num lance que culminou no golo de Timothy Weah.
A formação merengue respondeu de imediato, por intermédio de Kylian Mbappé, e, no segundo tempo, 'carregou' em busca da reviravolta, mas quase se viu travado, aos 72 minutos, quando o árbitro bósnio Irfan Peljto exibiu o cartão vermelho direto a Dani Carvajal, por agressão ao guarda-redes aversário, Geronimo Rulli.
Ainda assim, os espanhóis recusaram 'atirar a toalha ao chão', e consumaram a 'cambalhota', a menos de dez minutos para os 90, quando Kylian Mbappé converteu, uma vez mais, com sucesso uma grande penalidade.
'Loucura' em Turim
Turim, por seu lado, foi palco de uma autêntica 'chuva de golos', uma vez que a Juventus e o Borussia Dortmund assinaram um empate a quatro bolas, no qual o marcador só começou a mexer... já no decorrer do segundo tempo.
Os primeiros a marcar foram os alemães, por intermédio de Karim Adeyemi, tendo a resposta surgido pelos pés de Kenan Yildiz, que deu o melhor seguimento possível a um passe do internacional português João Mário (que voltou a ser aposta a titular).
Aos 65 minutos, foi a vez de Felix Nmecha marcar... e a reação foi imediata, por Dusan Vlahovic, acabado de entrar para o lugar de Jonathan David. Os visitantes voltaram a marcar, graças aos remates certeiros de Yan Couto (antigo jogador do Sporting de Braga) e Ramy Bensebaini (na conversão de uma grande penalidade), aos 74 e 83 minutos, respetivamente.
O resultado só ficou, no entanto, fechado já no período de compensação na sequência dos 'tiros de Dusan Vlahovic e Lloyd Kelly.
Ex-Famalicão 'borra a pintura'
Precisamente ao mesmo tempo do Real Madrid-Marseille e do Juventus-Borussia Dortmund, realizou-se, em Londres, o Tottenham-Villarreal, que terminou com um triunfo inglês, por 1-0, concretizado à 'boleia' de uma 'cara conhecida' do futebol português.
Logo ao quarto minuto, e na tentativa de intercetar um cruzamento rasteiro para a grande área, Luiz Júnior, antigo guarda-redes do Famalicão, acabou por desviar a bola para a própria baliza, num lance que acabaria por revelar-se decisivo para este desfecho.
Este foi, de resto, um embate de 'sotaque' português acentuado, uma vez que, do lado dos espanhóis, Renato Veiga foi aposta a titular, ao passo que, nos spurs, João Palhinha entrou para o lugar de Pape Matar Sarr, quando o relógio contava 69 minutos.
Como fica a tabela?
Feitas as contas, o primeiro dia da fase de liga da Liga dos Campeões encerra com Union Saint-Gilloise, Arsenal, Qarabag, Real Madrid e Tottenham empatados no topo, com três pontos cada, uma vez que bateram, respetivamente, PSV, Athletic Bilbao, Benfica, Marseille e Villarreal. No meio, com um ponto cada, estão Borussia Dortmund e Juventus.
Leia Também: Arsenal 'finta' susto de Viktor Gyokeres e entra a ganhar na Champions