Minneapolis. Autarca afirma que alguns agentes do ICE vão deixar a cidade

  • 27/01/2026

Jacob Frey referiu que pediu a Trump, por chamada telefónica, para acabar com a onda de repressão à imigração e que o Presidente dos Estados Unidos concordou que a situação atual não pode continuar.

 

Assim, alguns agentes começarão a deixar a cidade a partir de terça-feira e assegurou Jacob Frey adiantando que continuará a pressionar para que outros envolvidos na Operação Metro Surge também partam.

Entre os agentes que devem partir já está o comandante sénior da Patrulha de Fronteira, Greg Bovino, segundo informação dada à agência noticiosa Associated Press por uma fonte uma pessoa ligada ao assunto.

Greg Bovino esteve no centro da agressiva ofensiva do governo em cidades de todo o país. A sua partida marca uma mudança significativa na postura das autoridades federais num momento de crescente indignação com o assassinato do enfermeiro Alex Pretti, de 37 anos, por agentes da Patrulha de Fronteira.

O czar da fronteira, Tom Homan, assumirá o comando das operações da Imigração e Alfândega.

A liderança de Bovino em repressões federais altamente visíveis, incluindo operações que provocaram manifestações em massa em Los Angeles, Chicago, Charlotte e Minneapolis, atraiu críticas ferozes de autoridades locais, defensores dos direitos civis e democratas do Congresso.

As críticas aumentaram em torno deste comandante nos últimos dias, após a sua defesa pública do tiroteio contra Pretti e alegações controversas sobre o confronto que levou à sua morte.

Noutros desenvolvimentos, Trump declarou que agora estava em "complacência semelhante" com o governador, após o segundo tiroteio fatal por agentes federais de imigração neste mês.

Trump também conversou com o governador democrata do Minesota, Tim Walz, conversaram e, posteriormente, fizeram comentários que representaram uma mudança significativa em relação às declarações críticas que trocaram no passado.

A conversa ocorreu no mesmo dia em que um juiz federal ouviu os argumentos de uma ação judicial que visa interromper a onda de repressão federal à imigração no estado.

"Na verdade, parecíamos estar na mesma sintonia", escreveu o presidente numa publicação nas redes sociais.

Walz disse, numa declaração, que a conversa telefónica com Donald Trump foi "produtiva" e que eram necessárias investigações imparciais sobre os tiroteios.

Trump disse que seu governo estava a procurar "todos e quaisquer" criminosos que o estado tem sob sua custódia. Walz disse que o Departamento de Correções do estado honra os pedidos federais para pessoas sob sua custódia.

Assim, não ficou claro se o novo tom levaria a mudanças.

Advogados do governo, do estado e das cidades de Minneapolis e St. Paul compareceram hoje perante a juíza federal Katherine Menendez, que está a considerar se deve conceder os pedidos para suspender temporariamente a operação de imigração. A juíza disse que o caso era prioritário, embora não tenha emitido nenhuma decisão imediata.

Os advogados do estado e das cidades gémeas argumentaram que a situação nas ruas é tão grave que exige que o tribunal suspenda as ações de fiscalização do governo federal.

"Se isso não for interrompido aqui e agora, não creio que alguém que esteja a analisar seriamente esse problema possa ter muita fé no futuro da nossa república", afirmou o procurador-geral adjunto de Minnesota, Brian Carter.

A juíza questionou a motivação do governo por trás da repressão e expressou ceticismo sobre uma carta enviada recentemente pela procuradora-geral Pam Bondi ao governador de Minnesota, Tim Walz.

A carta solicitava ao estado que desse ao governo federal acesso aos cadernos eleitorais, entregasse os registos estaduais do Medicaid e da assistência alimentar e revogasse as políticas de santuário.

"Quero dizer, não há limites para o que o executivo pode fazer sob o pretexto de fazer cumprir a lei de imigração?", questionou Menendez, sublinhando que os pedidos federais são objeto de litígio.

Leia Também: Governador e autarca do Minnesota investigados por obstrução ao ICE

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926671/minneapolis-autarca-afirma-que-alguns-agentes-do-ice-vao-deixar-a-cidade#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes