'Miúdos' mostram como se faz e Benfica goleia Newcastle na Youth League
- 21/10/2025
A equipa de juniores do Benfica mostrou, ao início da tarde desta terça-feira, à de séniores, orientada por José Mourinho, como se faz, ao sair de Kingston Park com um categórico (e importante) triunfo sobre o Newcastle, por 1-5, em encontro a contar para a terceira jornada da fase de liga da UEFA Youth League.
O conjunto comandado por Vítor Vinha colocou-se em vantagem à passagem dos 35 minutos, quando Eduardo Fernandes recebeu um passe de José Neto, no coração da grande área, rodou sobre um defesa adversário e 'disparou' para o fundo das redes à guarda de George Mair. No entanto, recusou dar-se por satisfeita, e partiu em busca da tranquilidade.
Tranquilidade essa que esteve à beira de surgir, aos 53 minutos, quando, travado em falta, José Neto caiu na grande área, tendo o árbitro belga Lothar D'Hondt apontado de imediato para a marca de grande penalidade, de onde Gonçalo Moreira atirou, no entanto, para as mãos do guarda-redes adversário.
Ainda assim, a frustração encarnada não durou muito tempo, uma vez que, apenas quatro minutos depois, Francisco Silva aproveitou uma defesa incompleta por parte de George Mair a remate de Eduardo Fernandes, para fazer o gosto ao pé. O mesmo Eduardo Fernandes que, aos 67 minutos, chegou mesmo ao 'bis'.
Até final, ainda houve tempo para Gonçalo Moreira conseguir 'redimir-se' do castigo máximo desperdiçado, na sequência de uma bela iniciativa individual, na qual deixou três adversários para trás antes de atirar a contar. A resposta por parte dos homens da casa surgiu já à beira do apito final, por intermédio de Joe Brayson... antes de Eduardo Fernandes alcançar o hattrick, com a 'machadada final' no resultado.
Benfica ultrapassa (à condição) o Sporting na classificação da UEFA Youth League
Feitas as contas, com esta vitória, o Benfica passa a somar seis pontos e ascende, provisoriamente, à quarta posição da classificação geral da UEFA Youth League, em igualdade com Olympiacos (que perdeu com o Barcelona, por 3-0), Villarreal, Manchester City (os primeiros bateram os segundos, por 2-1), Tottenham, Athletic Bilbao, Chelsea, Real Madrid e Club Brugge (que têm menos um jogo disputado).
Para trás, ficou toda uma série de clubes, entre eles... o Sporting, que chega à terceira ronda daquela que é a maior competição de clubes do futebol europeu, ao nível da formação, com quatro pontos na 'algibeira', antes do encontro com o Marseille, que está agendado para as 14h00 (hora de Portugal Continental) de quarta-feira, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
O Newcastle, por seu lado, é, neste momento, uma das únicas equipas da competição que ainda não conseguiu somar um único ponto, a par de Arsenal (que foi derrotado pelo Atlético de Madrid, por 3-4), Kairat Almaty (que perdeu perante o Pafos FC, por 1-3), Juventus, Marseille, Monaco, Atalanta, Galatasaray, Qarabag e Bodo/Glimt (que ainda vão entrar em cena).
Agora, é a vez dos 'graúdos'
Benfica e Newcastle voltam a encontrar-se, ainda esta terça-feira, pelas 20h00, desta feita, no plano sénior, em encontro a contar para a terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, que irá contar com a arbitragem do juiz polaco Szymon Marciniak.
Leia Também: Newcastle-Benfica: Mais do que milhões, 'desespera-se' por pontos