Moçambique e Itália assinam novos instrumentos para fortalecer cooperação
- 12/12/2025
"Durante esta visita foram assinados cinco instrumentos que vão reforçar a cooperação entre Moçambique e Itália na área jurídica, na proteção civil, na promoção da digitalização e no reforço da cooperação para o desenvolvimento entre os nossos países", disse Daniel Chapo, no balanço da visita de três dias realizada a Itália.
Na informação partilhada hoje pela Presidência de Moçambique, o chefe de Estado referiu ainda que a visita foi "um sucesso" pois foram alcançados todos os objetivos previamente estabelecidos, fazendo menção a um encontro com o homólogo italiano, Sergio Mattarella, com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, além de uma reunião com empresários e a comunidade moçambicana residente naquele país.
"Foi uma missão bem-sucedida, que consolida a confiança mútua e abre novas oportunidades para o nosso país", disse Chapo, referindo que no encontro com Giorgia Meloni assinalou-se "excelentes" relações de cooperação entre os dois países, apontando-se para uma "tendência crescente" de investimentos privados italianos em Moçambique.
"Moçambique está aberto ao investimento, está a modernizar-se e está comprometido com o crescimento inclusivo. Não queremos investidores temporários, queremos parceiros permanentes", disse Daniel Chapo.
No balanço, o Presidente moçambicano destacou ainda a visita realizada à comunidade Sant'Egídio, que já fez parte da história de Moçambique e "está no coração dos moçambicanos, tal como Itália e Roma".
Daniel Chapo agradeceu o apoio social e humanitário prestado por aquela comunidade aos deslocados devido aos ataques de grupos armados em Cabo Delgado e às pessoas vulneráveis.
"A comunidade Sant'Egídio em Moçambique não é só paz, mas é assistência humanitária, é HIV e vários projetos para pessoas vulneráveis em Moçambique (...) Portanto deixamos de olhar para a comunidade Sant'Egídio como um mediador pontual, mas como um parceiro de longo prazo no processo de pacificação de Moçambique", declarou o estadista moçambicano.
A visita de três dias a Itália, entre terça-feira e quinta-feira, enquadra-se nos 50 anos de "amizade, solidariedade e cooperação" entre os dois países, com o Presidente de Moçambique a assinalar que o país "está preparado para parcerias sólidas" que tragam "mais prosperidade para todos".
Leia Também: Canadá inclui Estado Islâmico de Moçambique na lista das entidades terroristas





.jpg)






















































