Moçambique é "quase referência" na redução de mortes em eventos extremos
- 13/01/2026
"Moçambique é um país costeiro, que tem sido assolado, quase nos últimos anos, de forma cíclica, por eventos extremos, e nós temos sido quase uma referência em ações de mitigação e redução dos impactos negativos, sobretudo estamos a falar das fatalidades", disse João Matlombe, que integra a delegação que acompanha o Presidente da República, Daniel Chapo, em visita de trabalho aos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com o ministro, neste momento em que ocorrem chuvas intensas, Moçambique torna-se referência na região austral de África na gestão de eventos complexos e severos sem muita mortalidade.
"Isso é resultado de um trabalho que o INGD [Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres] e várias instituições multissetoriais ao nível do nosso Governo têm estado a realizar como medida de mitigação, pois nós não temos, obviamente, como conter os eventos extremos, mas a forma como a gente lida com eles acaba sendo uma experiência bem sucedida e que poderá ser partilhada com vários países", disse.
Parte dessas experiências, Moçambique leva à cimeira de sustentabilidade para partilhar com os Emirados Árabes Unidos, disse o ministro moçambicano.
Moçambique regista chuvas intensas em quase todas as partes do país desde a semana passada, com o Instituto Nacional de Meteorologia a emitir avisos vermelhos para a ocorrência de fortes chuvas e trovoadas, que estão a provocar inundações sobretudo nas regiões centro e sul.
Já a sul, na província de Maputo, estão ativos dois centros de acomodação provisória, nos bairros nos arredores da capital, disse o autarca da Matola, Júlio Parruque.
Moçambique é considerado um dos países mais afetados pelas alterações climáticas, registando com frequência cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril. Entre 2019 e 2023, eventos extremos causaram pelo menos 1.016 mortos e afetaram cerca de 4,9 milhões de pessoas, segundo dados oficiais.
Leia Também: Duas crianças entre os 6 mortos devido às chuvas no centro de Moçambique





.jpg)






















































