Moçambique volta a registar casos de Mpox, total sobe para 93 desde julho
- 10/01/2026
De acordo com o boletim diário do mpox, emitido pelo Ministério da Saúde moçambicano consultado pela Lusa, há registo de dois casos positivos e dois suspeitos nas últimas 24 horas.
"Nas últimas 24 horas houve registo de dois casos suspeitos de mpox, um na província de Manica e um na província de Tete", lê-se no documento, com dados até 07 de janeiro.
Segundo a Direção Nacional de Saúde Pública, desde 11 de julho de 2025 Moçambique registou um total de 1.894 casos suspeitos, dos quais 1.892 foram testados e 93 deram positivos para mpox, sem registo de óbitos.
Apesar do número de recuperados da doença, o país africano não pode ainda declarar o fim do surto porque são necessários 60 dias sem registo de casos, explicou em outubro a diretora nacional adjunta de Saúde Pública, Aleny Couto.
As autoridades sanitárias garantiram que Moçambique está preparado para lidar com o mpox, com capacidade para 4.000 testes, feitos localmente, em todas as capitais de província, através dos laboratórios de Saúde Pública.
A mpox é uma doença viral zoonótica, identificada pela primeira vez em 1970, na República Democrática do Congo.
O primeiro caso de mpox em Moçambique foi registado em outubro de 2022, em Maputo.
Leia Também: Moçambique recupera parte dos anti-palúdicos desviados do sistema de saúde





.jpg)






















































