Morreu Ai, a chimpanzé que conseguia reconhecer o alfabeto. Tinha 49 anos

  • 13/01/2026

Ai, uma chimpanzé que conseguia reconhecer mais de 100 caracteres chineses e as letras do alfabeto latino, morreu na sexta-feira, aos 49 anos. Segundo o Centro para as Origens Evolutivas do Comportamento Humano da Universidade de Quioto, no Japão, o animal morreu devido à "idade avançada e falência múltipla de órgãos".

 

"Ai, a chimpanzé que contribuiu durante muitos anos para a investigação sobre a evolução da mente na Universidade de Quioto, morreu às 16h04 do dia 9 de janeiro de 2026, rodeada pela equipa, devido à idade avançada e falência múltipla de órgãos. Tinha 49 anos", lê-se num comunicado.

Segundo a nota, Ai chegou ao instituto em 1977 e participou "como parceira de pesquisa fundamental em estudos que exploravam as origens evolutivas da linguagem, bem como em investigações detalhadas sobre vários aspetos da percepção, aprendizagem e memória". 

"Ai possuía uma forte curiosidade e participou ativamente nesta investigação, revelando pela primeira vez vários aspetos da mente dos chimpanzés", acrescenta.

Ai, cujo nome significa amor em japonês, conseguia reconhecer mais de 100 caracteres chineses e as letras do alfabeto latino, além de identificar os algarismos arábicos de zero a nove e onze cores, contou o primatólogo Tetsuro Matsuzawa, que a acompanhou, à agência de notícias France-Presse (AFP), em 2014. 

Durante um estudo, foi apresentado a Ai um ecrã de computador com o caractere chinês para rosa, acompanhado por um quadrado rosa e um quadrado roxo. Segundo Tetsuro Matsuzawa, a chimpanzé conseguiu escolher corretamente o quadrado rosa.

De acordo com a AFP, as suas capacidades cognitivas tornaram-na tema de vários artigos científicos. Em 2000, deu à luz um filho, Ayumu, "cujas aptidões chamaram a atenção para os estudos sobre a transmissão de conhecimentos entre pais e filhos".

Leia Também: Jardim Zoológico celebra um Natal especial: Nasceu uma cria de chimpanzé

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2917946/morreu-ai-a-chimpanze-que-conseguia-reconhecer-o-alfabeto-tinha-49-anos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes