Morreu Frank Gehry, lenda da arquitetura mundial, aos 96 anos

  • 06/12/2025

Morreu o arquiteto Frank Gehry, aos 96 anos, esta sexta-feira, na sua casa em Santa Monica, nos Estados Unidos. A informação foi avançada pela chefe do seu gabinete, Meaghan Lloyd.

 

O arquiteto tinha problemas respiratórios.

De acordo com o Los Angeles Times, Frank Gehry trouxe um novo e fascinante estilo à arquitetura, ao mesmo tempo que conseguiu transformar a reputação e a paisagem urbana da sua cidade adotiva Los Angeles, com projetos como o Walt Disney Concert Hall, na Grand Avenue.

No entanto, note-se, um dos maiores sucessos do arquiteto canadiano, e pelo qual é mais lembrado, é o Museu Guggenheim Bilbao, inaugurado no ano de 1997, projetado com esculturas onduladas em titânio..

Anos antes, em 1989, Frank Gehry venceu o Prémio Pritzker, que é um dos prémios conceituados da área da arquitetura. Já anos mais tarde, entre muitas outras distinções, durante a Bienal de Veneza de 2008, o arquiteto recebeu o Leão de Ouro como um reconhecimento da sua carreira.

Em 2007, saliente-se, o arquiteto desenhou o cenário para o concerto de Mariza no Walt Disney Concert Hall, que três anos mais tarde acompanhou a fadista na digressão de apresentação do seu álbum "Fado Tradicional".

Gehry idealizou então uma taberna, tal como a concebia, num beco de Lisboa, com o objetivo de realçar e apoiar Mariza na sua atuação em Los Angeles, como o arquiteto então declarou à Associated Press.

Do seu trabalho, destacam-se a Faculdade de Direito de Loyola (1981-84), em Los Angeles, o Museu Aerospacial da Califórnia (1983-84), a sucursal da Livraria Francis Howard Goldwyn (1986), também em Los Angeles, o restaurante Dança dos Peixes, em Kobe, Japão (1987), o Museu de Design da Vitra Furniture Company, em Weil, Alemanha, a Casa Dançante (1997), em Praga, o Walt Disney Concert Hall (2003), em Los Angeles, e a sede da Fundação Louis Vuitton (2014), em Paris, além do Museu Guggenheim Bilbau (1997).

Entre as suas obras mais recentes contam-se a sede do DZ Bank, em Berlim, na Alemanha, a expansão do edifício-sede do Facebook, na Califórnia, a sede da InterActiveCorp, em Nova Iorque, e projeto habitacional de 76 andares, no bairro de Chelsea, em Manhattan, inaugurado em 2011.

Frank Gehry esteve em Portugal em 2003

Em 2003, o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Santana Lopes, convidou Frank Gehry a desenvolver um projeto para o Parque Mayer, na capital portuguesa, que não foi concretizado.

A versão inicial desse projeto incluía um casino, quatro salas de teatro, um clube de jazz, um museu da moda, uma mediateca, dois edifícios para habitação, um hotel e zonas comerciais.

Em declarações a jornalistas portugueses, nesse ano de 2003, Frank Gehry explicou que não queria fazer "uma reconstrução histórica", mas sim transformar o Parque Mayer num "espaço moderno do século XXI" de maneira a que parecesse "que esteve sempre ali".

A proposta previa um edifício principal, em pleno Parque Mayer, com duas salas de espectáculos - a maior, com capacidade de 800 a mil pessoas, previa uma sala interior e um anfiteatro ao ar livre, na fronteira com o Jardim Botânico.

Frank Gehry regressou a Portugal, em 2014, para apresentar na Guarda outro projeto de um hotel de cinco estrelas e de um museu, no contexto de um complexo turístico, previsto para a zona de fronteira entre os concelhos da Guarda e de Belmonte.

Quem era Frank Gehry?

Frank Owen Gehry nasceu a 28 de fevereiro de 1929, em Toronto, no Canadá. No entanto, aos 17 anos, emigrou para Los Angeles, onde frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, formando-se em Arquitetura. Depois, estudou Planeamento Urbanístico, na cidade de Harvard.

Já em 1951, o arquiteto obteve a cidadania norte-americana e, no ano seguinte, casou-se com Anita Snyder, que conheceu enquanto entregava móveis na casa dos pais dela. Divorciaram-se em 1966.

Atualmente, era casado com Berta e tinha quatro filhos.

[Notícia atualizada às 21h38]

Leia Também: Sara Carreira morreu há 5 anos. Bárbara Bandeira homenageia melhor amiga

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2900292/morreu-frank-gehry-pai-do-guggenheim-bilbao-tinha-96-anos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes