Morreu "um dos maiores de sempre". "Dos rostos mais luminosos do cinema"
- 16/09/2025
Logo após ser comunicada a morte de Robert Redford, em Portugal, Iva Domingues e Rita Ferro Rodrigues foram dos primeiros rostos conhecidos a reagirem à partida do icónico ator e cineasta.
"Robert Redford 1936-2025. Um dos gigantes! Um dos rostos mais luminosos do cinema. Deu-nos papéis inesquecíveis em filmes como 'Butch Cassidy and the Sundance Kid', 'The Sting' ou 'The Way We Were', sempre com uma elegância natural e uma presença que prendia o olhar", começou por escrever Iva Domingues numa publicação que fez na sua página de Instagram.
"Como realizador, surpreendeu com 'Ordinary People', um filme delicado e profundo que lhe valeu o Óscar. Mas a sua herança vai além do ecrã: fundador do Festival de Sundance, abriu portas a vozes independentes e mostrou que o cinema é também um espaço de liberdade e descoberta", destacou de seguida, lembrando que conseguiu cruzar-se com o artista.
"Redford ficará para sempre entre os grandes, porque nos deu não só histórias, mas também caminhos. Cheguei a vê-lo, ao vivo, duas vezes; uma em Park City, no Sundance e a outra, em Santa Monica. A true Gentleman [verdadeiro cavalheiro]", rematou.
Por sua vez, Rita Ferro Rodrigues também recorreu à sua página de Instagram para lamentar a morte de Robert Redford e prestar-lhe uma homenagem. "Gigante. Morreu um dos maiores de sempre."
De recordar que, numa declaração partilhada com o The US Sun, Cindi Berger, diretora executiva da empresa de relações públicas Rogers & Cowan PMK, disse: "O Robert Redford morreu no dia 16 de setembro de 2025, em sua casa em Sundance, nas montanhas do Utah - o lugar que ele amava, rodeado daqueles que amava. Vamos sentir muito a sua falta. A família pede privacidade." A causa da morte não foi, até à data, divulgada.