Mourinho promete regresso a Portugal: "Clube ou seleção? Qualquer coisa"
- 17/07/2025
Em declarações à Sport TV, José Mourinho abriu, esta quinta-feira, as portas sobre um eventual regresso a Portugal no futuro.
"Venho para Portugal de certeza. Ainda não aconteceu, mas vai acontecer. Não porque me sinto perto de acabar, estou bem longe disso. Mas não quero vir para Portugal para um retiro dourado ou para os meus últimos anos da carreira. Quero vir para Portugal num momento alto da minha carreira, saúde e força física e mental. Vou voltar de certeza. Clube ou seleção? Qualquer coisa", disse o técnico de 62 anos, após conduzir o seu 'Fenerbahçe', a uma vitória tangencial, por 2-1, sobre o Portimonense, da II Liga, no Estádio Municipal de Portimão, em jogo particular.
José Mourinho vai para a segunda temporada ao serviço do Fenerbahçe, que procura interromper a hegemonia do rival Galatasaray. A primeira época no emblema de Istambul foi marcada pelo fracasso desportivo, culminado com o segundo lugar no campeonato e pela eliminação precoce nos oitavos de final da Liga Europa, em casa, ante o Rangers.
Para 2025/26, a direção do clube deu um voto de confiança a José Mourinho, que tem como grande objetivo o título de campeão, algo que foge desde 2013/14. A aposta no mercado de transferências foi forte, com a contratação do defesa Archie Brown (ex-Gent) e John Durán (ex-Al Nassr). Este último, antigo companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo, já foi visto no Algarve, local que acolhe o estágio da equipa turca.
Recorde-se que o avançado colombiano esteve, recentemente, no centro da polémica, após ter falhado alegadamente o primeiro dia da concentração, algo que terá originado críticas do técnico luso ao jogador. No entanto, Alper Yemenciler, diretor de comunicação do Fenerbahçe, veio a terreno desmentir essas notícias. "As supostas palavras que o nosso treinador José Mourinho disse sobre o nosso jogador de futebol Jhon Durán na imprensa estrangeira são completamente falsas. O nosso treinador não fez uma declaração sobre este assunto. O nosso jogador chegou a Portugal à noite para participar no estágio do Algarve da nossa equipa", disse Yemenciler.
Com contrato por mais uma época, Mourinho poderá estar mais perto do que nunca de Portugal. Recorde-se que o seu nome foi avançado, pela imprensa nacional, para suceder Roberto Martínez no cargo de selecionador, mas Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, segurou o técnico espanhol, vencedor da Liga das Nações, até ao Mundial'2026.
Em Portugal, 'special one' ganhou notoriedade pelo FC Porto, onde conquistou títulos nacionais e internacionais, casos da Taça UEFA e Liga dos Campeões. Numa fase embrionária da carreira, passou pelo Benfica e U.Leiria, mas sem sucesso.
No estrangeiro, ganhou títulos no Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United e Roma. O Tottenham foi o único clube no qual não foi possível, tendo sido demitido a poucos dias da final da Taça da Liga inglesa.
Leia Também: Nuno Santos é baixa no Sporting: "Não vou estar presente na Supertaça"