Nem Nuno Mendes, nem João Neves, nem Vitinha: "Mereço a Bola de Ouro"
- 10/08/2025
Achraf Hakimi concedeu, este domingo, uma extensa entrevista à estação televisiva francesa Canal+, na qual defendeu que deve ser seriamente tido em conta na corrida pela Bola de Ouro, prémio atribuído, anualmente, pela revista France Football ao melhor jogador do mundo.
"Quando as pessoas me colocaram no debate pela Bola de Ouro... É um sonho no qual nunca sequer tinha pensado. Se eu tiver a oportunidade de a conquistar, penso que também a mereço. Após a temporada histórica que tive... Não há muitos jogadores que marquem nos 'quartos', nas 'meias' e na final de uma Liga dos Campeões", afirmou.
"Além disso, é mais difícil fazê-lo enquanto defesa. As pessoas pensam que eu sou um avançado ou um médio, mas não. Eu jogo numa linha de quatro e tenho de pensar em defender. As estatísticas que tive, este ano, não são de um defesa normal. Penso que, quando um defesa faz algo assim, merece mais do que um avançado", acrescentou.
O internacional marroquino, recorde-se, terminou a temporada de 2025/26 com 11 golos e 13 assistências ao cabo de 55 partidas oficiais com a camisola do Paris Saint-Germain, ajudando o clube a sagrar-se campeão da Ligue 1, da Taça de França, da Supertaça de França e da Liga dos Campeões.
Trio português na corrida
Estas palavras surgem apenas três dias depois de a France Football ter tornado pública a lista de 30 jogadores nomeados para a edição de 2025 da Bola de Ouro. Sem grande surpresa, enquanto campeão europeu, o Paris Saint-Germain é um dos clubes mais representados nesta disputa... e com 'sotaque' português
Tal como Achraf Hakimi, também Nuno Mendes, João Neves e Vitinha estão na corrida ao troféu de melhor jogador do mundo. Isto, sem esquecer os companheiros de equipa Gianluigi Donnarumma. Ousmane Dembélé, Désiré Doué, Kvicha Kvaratskhelia e Fabian Ruiz.
O futebol luso também se encontra representado nesta disputa pela presença de Viktor Gyokeres, que viu devidamente reconhecida uma temporada na qual assinou 54 golos e 13 assistências ao cabo de 52 jogos oficiais com a camisola do Sporting, clube que acabaria por vendê-lo ao Arsenal, a troco de uma verba na ordem dos 65 milhões de euros, que pode superar a barreira dos 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
Os vencedores das diversas categorias da Bola de Ouro, recorde-se, serão desvendados no próximo dia 22 de setembro, numa gala que terá lugar no Théâtre du Châtele, na capital francesa de Paris.
O primeiro 'teste de fogo' do PSG
O Paris Saint-Germain irá dar o 'tiro de partida' na temporada de 2025/26 já esta semana, menos de um mês depois de ter dado a última, de 2024/25, como terminada, com a derrota sofrida diante do Chelsea, por categóricos 3-0, na final do Campeonato do Mundo de Clubes, disputada no MetLife Stadium, em East Rutherford, no estado norte-americano de New Jersey.
A equipa orientada pelo treinador espanhol Luis Enrique irá deslocar-se ao Stadio Friuli, na cidade italiana de Udine, para medir forças com o Tottenham, num duelo no qual estará em jogo a Supertaça Europeia.
Leia Também: Três portugueses (mais Gyokeres) entre os candidatos à Bola de Ouro