Nem só o açúcar. Consumo em excesso deste alimento pode afetar saúde oral
- 18/09/2025
Além do açúcar, há mais um tipo de alimentos que pode estar a prejudicar a sua saúde oral. Um estudo revelou que o consumo em excesso pode estar a afetar as suas gengivas e levar a outro tipo de problemas mais tarde.
O estudo publicado no Journal of Periodontology mostrou que a aposta da dieta mediterrânea, como vegetais, feijão, azeite, frutos secos e peixe, pode levar a uma menor inflamação nas gengivas.
Por outro lado, pessoas que apresentavam mais problemas deste género tinham um consumo mais elevado de carne vermelha. Uma infeção das gengivas é algo que pode evoluir para um tipo de doenças que pode levar à perda dos dentes, mas também problemas cardíacos e outras condições inflamatórias.
Dieta pode afetar saúde dos dentes
O estudo do King's College London analisou cerca de 200 pessoas. Foi-lhes pedido para preencherem questionários sobre a alimentação que faziam para perceber os padrões alimentares.
A dieta mediterrânea revelou que o consumo de origem vegetal e de gorduras saudáveis levou a uma melhor proteção da saúde das gengivas. O consumo em excesso de carne vermelha levou a um aumento da inflamação.
Conduto, a investigação deixa a ressalva de que podem existir outros fatores que podem contribuir para este tipo de problemas, como a higiene oral e a genética. Explicam que mais pesquisas têm de ser feitas para perceber o real impacto que o consumo de carne em excesso pode vir a ter na saúde oral.
Leia Também: Vacinas sem agulhas e picadas? Novo estudo usa fio dentário (com sucesso)
O que a cor dos dentes pode revelar sobre o estado da sua saúde
"Dentes saudáveis tendem a ter uma tonalidade branca brilhante com ligeira variação natural de cor, mas descolorações inesperadas ou constantes, às vezes, podem indicar condições médicas subjacentes", começou por dizer o médico Bipin Upadhyay ao ‘website’ Only My Health.
Desta forma, pode ser importante estar atento a tons mais acastanhados, que podem indicar cáries, ou até algo acinzentados, que indica que a zona interna pode não estar a receber os nutrientes devidos. Por outro lado, dentes mais amarelados podem também indicar hábitos de vida menos saudáveis e até outro tipo de problemas de saúde.
PUBLICIDADE
O médico revelou algumas das doenças e complicações que podem ser levam a uma mudança de cor nos dentes. Saiba tudo.
Doença hepática
"Doenças como cirrose ou hepatite podem levar à coloração acinzentada ou esverdeada dos dentes e gengivas devido ao metabolismo. Quando o fígado não consegue processar os pigmentos biliares de forma adequada, pode ocorrer uma coloração acinzentada ou esverdeada nos dentes e até mesmo nas gengivas. É um sinal sutil, mas importante, de que a saúde oral pode refletir o que está a acontecer em níveis mais profundos do corpo."
Leia Também: Café frio e bebidas energéticas: Os riscos escondidos para a saúde oral
PUBLICIDADE
Diabetes
"O açúcar elevado no sangue não afeta apenas vasos sanguíneos e nervos. Também prejudica a saúde oral. Pessoas com diabetes são mais propensas a infeções nas gengivas, cicatrização mais lenta e até manchas nos dentes. A presença constante de excesso de açúcar na boca cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Assim, é importante o cuidado dentário adequado especialmente importante para diabéticos."
Distúrbios genéticos
"Algumas doenças hereditárias podem fazer com que os dentes pareçam translúcidos ou cinza-azulados. Tais condições lembram-nos o quão fortemente a genética pode influenciar a saúde oral."
Infeções crónicas ou medicamentos
"Certas doenças crónicas e os medicamentos usados para tratá-las podem deixar marcas nos dentes. Por exemplo, se antibióticos forem tomados enquanto os dentes ainda estão em desenvolvimento, podem causar faixas castanhas ou cinzas permanentes no esmalte. Da mesma forma, infeções crónicas podem alterar a saúde oral de maneira que se manifestam como descoloração ao longo do tempo."
Leia Também: Pelo bem dos seus dentes e gengivas, pare de ignorar estes sinais